Batista: "Os trabalhadores são fundamentais na integração da AL"
"O cenário internacional é um cenário de crise do capitalismo. Uma crise sistêmica, estrutural, multifacetada. Pois ela é ambiental, energética, política, econômica e financeira. Uma crise de certa forma civilizacional". Esse foi o tom dado João Batista Lemos, presidente estadual do PCdoB no Rio de Janeiro e secretário-adjunto de Relações Internacionais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), durante entrevista à Rádio Vermelho.
Publicado 22/05/2013 18:10

Durante a entrevista ele lembrou que o “processo de desenvolvimento do capitalismo é desigual, há diferenciações entre os países. Ela bate mais forte nos países com as economias mais liberais que estão a serviço do capital financeiro internacional, como a Europa”.
No entanto, ele destacou que há aqueles que conseguiram fugir desse liberalismo com um papel maior do Estado e do mercado interno, como o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e outros da América Latina. “É preciso destacar que visualizamos uma nova geopolítica no mundo, com a ascensão de novos atores na disputa e a América Latina, especilamente os movimentos sociais e sindical, assumem um papel estratégico nessa nova geopolítica”, declarou.
Ouça entrevista na Rádio Vermelho: