Campanha de doação de leite humano será lançada

O Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), lançam nesta quarta-feira , a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano, às 11 h, no auditório do Memorial JK, com o objetivo de aumentar a doação de leite materno para bebês de alto risco internados nas unidades neonatais.

Durante o lançamento, a atriz Maria Paula será aclamada embaixadora da ação de doação de leite humano no Brasil. O produtor musical João Bôscoli e Ilza Pereira, doadora que na década de 60 forneceu leite para várias crianças prematuras, serão padrinhos da campanha.

Segundo a coordenadora geral dos Bancos de Leite Humano (BLH) da SES/DF, Miríam de Oliveira Santos, o DF está a um passo de se tornar autossuficiente em leite humano. “Os bancos oferecem leite materno às unidades de neonatologia da rede pública. Também é realizada coleta domiciliar, por meio do Corpo de Bombeiro Militar do DF (CBM/DF) e todas as maternidades dispõem de BLH”, afirmou.

Em 2012 os bancos de leite humano da SES/DF coletaram cerca de 17 mil litros de leite e cerca 12 mil crianças foram beneficiadas. Nos primeiros quatro meses de 2013 já foram coletados 4.998 mil e atendidos 3.578 mil bebês.

Os bancos desenvolvem ações de promoção, proteção, apoio e incentivo ao aleitamento materno. Contam, também, com ambulatório de amamentação e processamento com qualidade certificada do excesso de produção de leite materno de doadora.

A coordenadora dos BLHs do DF destaca, ainda, a importância do aleitamento materno. “É o melhor alimento que qualquer criança pode receber. O leite é responsável pela nutrição, oferece maior imunidade a criança e melhora o vinculo mãe e filho”, concluiu.

Banco de Leite Materno

O DF conta com Bancos de Leite Humano nos Hospitais Regional de Taguatinga (HRT), Materno Infantil de Brasília (Hmib), Asa Norte (Hran), Ceilândia (HRC), Planaltina (HRP), Sobradinho (HRS), Paranoá (HRPa), Gama (HRG), Santa Maria (HRSM), Brazlândia (HRBz), Universitário de Brasília (HUB), Forças Armadas (HFA) três da rede privada, dois postos de coleta de leite humano no Hospital Regional de Samambaia (HRSam) e São Sebastião e um na rede privada.