Governo dos EUA leva adiante proposta de reforma migratória

O Comitê Judicial do Senado estadunidense referendou nesta terça-feira (21) por 13 votos a favor e cinco contra o projeto de lei para a reforma migratória do Grupo dos Oito, uma comissão formada por quatro senadores republicanos e quatro democratas. O projeto foi entregue ao comitê em abril, e recebeu mais de 300 emendas, a maioria para mudar o caminho da cidadania para milhões de imigrantes sem documentos regulares nos Estados Unidos.

Depois de vários debates em quase três semanas, finalmente realizou-se uma votação histórica na plenária do Senado, e a proposta será debatida, conforme a decisão, no mês de junho. Caso receba respaldo da Câmara de Representantes, se converterá na primeira reforma migratória ampla do país em quase três décadas.

O plano de reforma migratória do Grupo dos Oito constitui um componente de segurança nacional, pelas fronteiras, verificação de emprego e imigração irregular, e uma via para a cidadania aos 11 milhões de imigrantes sem documentos regulares que habitam os EUA.

Estes imigrantes esperam verificar se, após seis anos de um debate fracassado sobre o assunto, o presidente dos EUA, Barack Obama, pode ou não cumprir com o que prometeu em 2008, como candidato presidencial, sobre uma reforma do sistema de imigração.

Entretanto, fica evidente que, no momento, a administração Obama não conseguiu realizar as reformas do sistema devido a uma profunda crise econômica, duas guerras (no Iraque e no Afeganistão, oficialmente), e uma reforma da saúde de esgotou o seu capital político.

Fonte: HispanTV
Tradução da redação do Vermelho