Capital lidera ranking de estudantes na internet

Na capital da internet, onde 71% dos moradores acessam a rede mundial, os jovens estão cada vez mais conectados. Estudantes do Distrito Federal não desgrudam do computador, do tablet e do celular.

Eles estão no topo do ranking brasileiro de conectividade: 89,8% disseram acessar frequentemente a web — dividem a liderança com os paulistas. Em segundo vêm os estudantes de Santa Catarina, com 84,4% (veja arte). Entre os alunos, o percentual é bem superior aos 64,6% registrados entre os que não estudam, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2011, divulgada este mês. No universo dos colégios particulares, a taxa salta para 98,8%, enquanto nas escolas públicas fica em 83,6%.

O DF é a unidade da Federação com mais pessoas conectadas à internet. Mais de 71% afirmaram ter se ligado à rede nos três meses anteriores às entrevistas da pesquisa “Acesso à internet e posse de telefone móvel celular para uso pessoal.” Por aqui, também está registrado o maior contingente de indivíduos com telefones celulares. Segundo o estudo, 87,1% dos habitantes têm, pelo menos, um aparelho para uso pessoal. De acordo com especialistas, a renda per capita elevada e o alto grau de instrução somados à concentração do poder colocam o Distrito Federal nessa posição de destaque.