Criação de memoriais de terreiros é discutida em Salvador

Discutir a criação de uma rede de memoriais de terreiros de candomblé. Esse é o tema do encontro promovido pelo Memorial Kisimbiê, que acontece nesta quarta-feira (29/5), 9h às 17h, no Terreiro Mokambo, na Vila Dois de Julho, Paralela, em Salvador. A atividade é gratuita e conta com o apoio da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac) e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).
 

De acordo com a organização do encontro, a memória preservada nos terreiros de candomblé deve ser socializada com a comunidade e colocada à disposição de todos. Por conta disso, a formação da rede de memoriais tem o intuito de dar visibilidade à contribuição das religiões de matriz africana para a formação étnica e cultural do povo brasileiro.

As entidades envolvidas no evento também defendem que tais práticas contribuem para fornecer a sociedade de informações fundamentais destinadas a diminuir o preconceito e fortalecer a aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatória a inclusão da temática história e cultura afro-brasileira no currículo oficial da rede de ensino.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro