Sindjorce consulta jornalistas sobre proposta de acordo salarial

A diretoria do Sindjorce visitará as principais redações de mídia eletrônica de Fortaleza nesta quarta-feira (29) para consultar a base sobre a proposta do Sindicato das Emissoras de Rádio e Televisão do Ceará (Sindatel) para o fechamento da Campanha Salarial dos jornalistas.

Em reunião realizada em 21 de maio, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), o Sindatel ofereceu um aumento de 7,57% para o piso salarial, o que eleva o valor base de quem trabalha 5h por dia de R$ 1.775, 61 para R$ 1.910,02.

O reajuste significa um ganho real de 1,32% acima da inflação, que atingiu o índice de 6,2% nos doze meses que antecederam a data-base de 1º de janeiro. Para salários acima do piso, as empresas ofereceram um percentual de 7,2% (0,94% de ganho real). A proposta foi a resposta do Sindatel à contraproposta dos jornalistas de reajuste salarial linear de 8,5%.

A consulta será feita mediante voto sigiloso, colhido em cédulas de papel que serão distribuídas nos locais de trabalho pela comissão de negociação salarial do Sindjorce. “Estamos mobilizando as redações para que participem ativamente da decisão sobre o reajuste salarial dos profissionais de mídia eletrônica”, afirma Rafael Mesquita, coordenador da comissão e diretor de Juventude da entidade.

Fonte: Sindjorce