Economia venezuelana cresceu 0,7% no primeiro trimestre de 2013

O PIB da Venezuela cresceu 0,7% no 1º trimestre de 2013 em comparação com o mesmo período de 2012, de acordo com os números divulgados nesta sexta-feira (31) pelo Banco Central da Venezuela.

Com este resultado, a economia registra 10 trimestres consecutivos de crescimento.Tanto a atividade petroleira como a não petroleira cresceram 0,9%. O BCV menciona como causas da expansão da atividade produtiva "o fortalecimento da política social e a ampliação dos serviços do governo em geral".

Os serviços do governo aumentaram 3,4%, com o que "se alcançam mais de 10 anos de crescimento ininterrupto". Destacam-se neste 1º trimestre o incremento em serviços de saúde (5,4%) e em administração pública e defesa (5,3%).

A industria privada de alimentos cresceu 2,7%, impulsionada pelo aumento de 23,3% em produtos de padaria e de 11% em pastas alimentícias. Por outro lado, a industria manufatureira caiu 3,6%. O setor de comunicações cresceu pelo 37º mês consecutivo ao registrar uma alça de 6%.

Outros setores com altas significativas foram as instituições financeiras (31%) e eletricidade e água (4,3%), comércio (3,4%).Em contrapartida, registraram-se quedas em transporte e armazenamento (-2,3%) e construção (-1,2%).

As cifras deste primeiro trimestre representam uma desaceleração com respeito ao 4º trimestre de 2012. Neste comportamento da economía “incidiram a desaceleração no ritmo de crescimento da demanda agregada interna; o menor nível de importação de bens de consumo intermediário e final, dada a revisão do sistema cambiário, em um entorno nacional e internacional complexo”, reza o boletim do BCV.

Fonte: AVN
Com a colaboração de Max Altman