Emdec apresenta plano cicloviário

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) participa de audiência pública organizada pela Câmara Municipal, no dia 4 de junho, a partir das 19h, para apresentar informações sobre o plano cicloviário para o município, que visa a construção de cerca de 100 km de ciclovias. O evento é organizado pela Comissão de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário e pelo Conselho Municipal de Trânsito e Transporte.

O secretário de Transportes e presidente da Emdec, Sérgio Benassi, apresenta o projeto atualizado do plano cicloviário para Campinas que, de acordo com o programa do prefeito Jonas Donizette, deve transformar todas as ciclofaixas e ciclofaixas de lazer em espaços permanentes para utilização dos ciclistas.

“A intenção é que elas sirvam não somente para a prática de esporte e diversão, mas também como alternativa de pequenos deslocamentos, para ir ao trabalho e estudo”, afirma Benassi.
Está no plano que os espaços façam conexão com o futuro BRT, sistema de transporte coletivo que abrigará estacionamentos para bicicletas (paraciclos) e bicicletários.

A Emdec também fará apresentação aos vereadores e à população de uma proposta para projeto de lei que visa permitir à empresa pública explorar as áreas e edificações utilizadas no transporte urbano, para o uso de publicidade, conforme a Lei Federal 12.587/2012. Esta ideia foi discutida e aprovada dentro da 5ª Conferência das Cidades, realizada em maio, na Estação Cultura.

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), por exemplo, faz aluguel de espaços nos terminais, inclusive das escadas, que giram no valor mensal de R$ 145,30 por degrau até quase R$ 1,6 mil por mês para anunciar num painel luminoso (back light).
Também foram convidados para o evento na Câmara, segundo os organizadores, representantes do Departamento de Estrada de Rodagem (DER) e outras autoridades, como deputados estaduais e federais.

De Campinas, com informações da Emdec