Equador fornecerá alimentos para a Venezuela

O governo do Equador cooperará com a Venezuela no abastecimento do mercado de alimentos nacional, mediante a exportação de produtos que contribuam para o aumento da reserva alimentar estratégica, combatendo assim o período de escassez que tem afetado o país durante as últimas semanas.

Equador e Venezuela - AVN

O ministro de Relações Exteriores, Comércio e Integração equatoriano, Ricardo Patiño, realizou na segunda-feira (3) uma visita de trabalho à Caracas e reuniu-se com seu homólogo Elías Jaua e o titular de Comércio venezuelano, Alejandro Fleming.

Após o encontro, Jaua explicou que reafirmou-se “toda a cooperação e ajuda do governo do Equador, de seus setores produtivos (…) para ajudar nosso país a estabilizar o abastecimento dos bens essenciais, especialmente a produção de alimentos”.

Por sua vez, Patiño destacou que “neste momento em que a Venezuela precisa do apoio produtivo do Equador, o Equador está com vocês”, recordando os “excelentes resultados” que do país na produção petroleira durante os últimos anos.

Entre os acordos firmados por ambos governos destacam-se alguns vinculados a projetos produtivos de cacau, banana e camarões; assim como a disposição de Quito de importar cerca de 12 mil e 700 veículos da Venezuela.

O chanceler equatoriano ressaltou o interesse das empresas do Equador em produzir veículos na Venezuela “e alguns outros produtos”. “Queremos ampliar os investimentos conjuntos para aproveitar a experiência que nossos países têm”, enfatizou.

O Equador e a Venezuela têm feito acordos de cooperação bilateral em matéria petroleira, habitacional, tecnológica, alimentar, entre outros desde que o presidente equatoriano Rafael Correa chegou ao poder em 2007 e estabeleceu uma firme aliança com o ex-presidente Hugo Chávez.

Com TeleSUR