Movimentos levam mais de 9 mil pessoas à 6ª Conferência da Cidade

Disputa entre organizações que atuam no setor causa comparecimento recorde no evento, que encerrou a primeira fase do “processo participativo” de elaboração do novo Plano Diretor de São Paulo

Conferência das Cidades SP

“Esta é a maior Conferência da Cidade de todo o País.” O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Planejamento Urbano, Fernando de Mello Franco, no segundo dia do evento, realizado no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. Segundo o secretário, 9.500 pessoas se inscreveram na 6ª Conferência Municipal da Cidade de São Paulo.

O motivo para o público recorde nesse tipo de evento foi uma disputa existente atualmente entre os movimentos de moradia na capital paulista: de um lado, as organizações mais alinhadas ao Partido dos Trabalhadores e, de outro, aquelas comandadas por integrantes do PCdoB e grupos aliados.

Para estimular a ida das pessoas na conferência, ocorrida na sexta (31/5) e no sábado (1º/6), o principal instrumento utilizado pelas lideranças dos diversos movimentos foi oferecer bonificação em pontos. Ou seja, quem comparecesse ao evento e participasse das votações, especialmente para a eleição dos delegados à etapa estadual, receberia pontuação significativa. A quantidade de pontos é o principal critério para que as famílias sejam indicadas pelos movimentos para serem contempladas em projetos habitacionais construídos pela Prefeitura ou em sistema de mutirão.

Como a previsão dos organizadores era receber entre 2.500 e 3.000 pessoas, muita gente ficou horas na fila para conseguir fazer a inscrição, sem a qual não poderia votar na conferência. Outro problema é que não tinha lanche para todos no primeiro dia.

Na parte mais aguardada e disputada da conferência, os movimentos populares, incluindo os de moradia, puderam eleger 72 delegados à etapa estadual, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de setembro.

Pelas regras do regimento, os outros segmentos participantes do evento tinham direito a escolher mais 198 delegados, assim distribuídos: 114 representantes do Poder Público; 27 de entidades sindicais; 27 representantes empresariais; 19 de entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisas; e 11 de Organizações Não Governamentais. Até o momento, o resultado oficial da eleição dos delegados não foi divulgado pelo portal da Prefeitura.

Conferência encerrou primeira fase do processo de revisão do Plano Diretor

Aberta pelo prefeito Fernando Haddad e diversos secretários municipais, a 6ª Conferência da Cidade encerrou a primeira fase dos debates que a administração municipal denomina de “processo participativo” de revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) de São Paulo.

Em salas temáticas ocorridas durante o encontro, os interessados puderam debater um texto sobre o tema e apresentar sugestões, que serão encaminhadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Na primeira fase do “processo participativo” de revisão do PDE, o objetivo foi avaliar os resultados do Plano Diretor aprovado em 2002 e ainda em vigor na cidade.
Clique aqui para conferir o calendário dos próximos debates sobre o processo de revisão do Plano Diretor.

A conferência também aprovou diversas propostas para serem encaminhadas à etapa estadual, que antecede à nacional. O tema das conferências é “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!”.

Fonte: Rede Nossa São Paulo