Fortaleza: Prefeitura inaugura reurbanização do Açude João Lopes

Nesta quinta-feira (6/6), a Prefeitura Municipal de Fortaleza inaugura os equipamentos sociais do Projeto de Urbanização do Açude João Lopes, no bairro Ellery. O evento terá a promoção de serviços públicos diversos para a comunidade. Durante a manhã, será realizada a solenidade de entrega dos empreendimentos, com a presença do Prefeito Roberto Cláudio e da titular da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Eliana Gomes.

O projeto de Urbanização do Açude João Lopes e da Travessa Continental possibilitou a recuperação da macrodrenagem no entorno do Açude, drenagem e recuperação do meio-ambiente, reassentamentos de moradores da área de risco do açude, assim como a construção de uma série de equipamentos, que incluem um polo de lazer e esportivo (quadras, pista de skate, brinquedos e instrumentos de ginástica), uma lavanderia comunitária e um centro de juventude.

O empreendimento foi desenvolvido pela Habitafor e a gestão e manutenção dos equipamentos sociais serão compartilhados entre a Secretaria Regional I e as Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra) e Coordenadoria de Juventude. Os órgãos temáticos ficarão responsáveis, respectivamente, pela lavanderia, centro comunitário e centro de juventude.

Há 40 anos, os moradores da região pleiteavam as melhorias no local. A demanda foi aprovada durante uma Assembleia do Orçamento Participativo (OP), possibilitando o recebimento de investimentos públicos. Os recursos, na ordem de mais de R$ 6,7 milhões, foram obtidos através de emenda parlamentar do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) e também por recursos advindos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). O empreendimento popular, que teve início em 2009, já realizou o reassentamento de 80 famílias, no conjunto habitacional Maria José Gomes, no Álvaro Weyne, em 2011, e a perspectiva é de finalizar o processo beneficiando outras 300 famílias com melhorias habitacionais até o fim do ano.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza