José Reinaldo: FHC e a ditadura dos punhos de renda

Em mais uma reflexão nos estúdios da Rádio Vermelho, José Reinaldo Carvalho, editor do Vermelho, fala sobre o papel da mobilização da sociedade civil organizada na construção da cidadania e no fortalecimento da democracia. Dentre as questões colocadas pelo editor, está a de que 25 anos depois de criada a chamada Constituição Cidadã, muito dos seus artigos ainda não foram regulamentados.

Na oportunidade, ele lembra da luta pela elaboração da Constituição de 1988 e dos sucessivos governos até a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva. Ao falar dos governos de Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso, Reinaldo acentua o retrocesso sofrido naquele período.

Segundo ele, "os dois governos de Fernando Henrique Cardoso (FHC) representam um período de triste memória na história republicana brasileira. É considerado um dos períodos mais sombrios de nossa história, porque o governo FHC atentou contra a Constituição, revogou uma série de conquistas populares que estavam inscritas na Constituição, a tal ponto que um jurista paulista chegou a empregar a expressão de que essa postura era a ditadura dos punhos de renda".

Ouça a reflexão na íntegra da Rádio Vermelho: