Manifestação: Fiscais cobram segurança no trabalho
A Associação dos Fiscais do Município de Fortaleza (Afim) realiza na manhã desta sexta-feira (07/06) manifestação reivindicando mais segurança no trabalho.
Publicado 06/06/2013 15:30 | Editado 04/03/2020 16:28
No protesto, que será a partir das 8h30, em frente ao Paço Municipal, os fiscais cobrarão do prefeito Roberto Cláudio segurança para o exercício da função. Ana Lúcia Viana, presidenta da Afim, denuncia que vários fiscais estão ameaçados de morte pelos ambulantes da feira da rua José Avelino. Durante a manifestação também serão distribuídas mudas de plantas e materiais educativos.
Saiba mais
Em dezembro de 2012 foi concluído o processo de recomposição do quadro da fiscalização municipal, com a posse de 136 novos fiscais, remanescentes do concurso de 2010, totalizando 346 novos fiscais municipais e compondo um quadro de 552 fiscais de carreira.
O último concurso havia sido realizado em 1982 quando a cidade tinha 800 mil habitantes, um terço da população atual que é superior a 2,5 milhões de pessoas. Em 2010, foi aprovado um novo plano diretor, no entanto, até agora as leis complementares não foram atualizadas como a Lei de Uso e Ocupação do Solo, o Código de Obras e Posturas e o Código Ambiental.
A fiscalização garante o equilíbrio entre o desenvolvimento, a preservação dos espaços públicos e dos recursos naturais, atuando nas obras públicas e privadas; poluição sonora, visual e ambiental, adequadas condições sanitárias e de funcionamento das atividades em geral; resíduos sólidos, ordenamento e preservação dos espaços públicos e transportes.
De Fortaleza,
Carolina Campos