Perpétua homenageia Marinha nos 148 anos da Batalha do Riachuelo 

O papel que a Marinha desempenha na segurança da costa brasileira e de suas riquezas, como o pré-sal, e em projetos como o Programa Antártico foram destacados pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) que presidiu a sessão solene realizada nesta quinta-feira (6) para homenagear o 148º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida no dia 11 de junho de 1865 e que tornou-se a data magna da Marinha do Brasil.

Perpétua homenageia Marinha nos 148 anos da Batalha doRiachuelo - agência câmara

Perpétua, que é vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, exaltou ainda a proteção da chamada Amazônia Azul, visando garantir a soberania do Brasil.

Diante da plateia formada por representantes das três Forças Armadas – Marinha, Exército e Aeronáutica -, a deputada lembrou a instalação da subcomissão especial de acompanhamento de projetos estratégicos da defesa nacional. Ela reafirmou as palavras recentes da presidenta Dilma que defendeu investimentos na indústria da defesa como propulsora da tecnologia e sedimentação do conhecimento.

Para a deputada, a Batalha do Riachuelo “escreveu nas páginas da história uma de suas mais gloriosas passagens”. Segundo lembrou, foi um acontecimento que deixou, para as gerações futuras, “um legado de atos heroicos e ricos em lições de abnegação e amor ao país, protagonizados por pessoas que, no ardor dos combates, souberam dignificar, com coragem e extrema doação, o seu patriotismo”.

A Batalha do Riachuelo travou-se a 11 de junho de 1865, às margens do arroio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai, na província de Corrientes, na Argentina. Essa é considerada pelos historiadores militares como uma das mais importantes batalhas da Guerra do Paraguai (1864-1870), o mais mortífero e violento conflito entre países do continente sul-americano.

Participaram da homenagem, além de marinheiros e marinheiras, o comandante da Marinha, almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto; o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armada, almirante-de-Esquadra José Carlos de Nardi; o chefe do Departamento Geral de Pessoal, representando o comando do Exército, general do Exército Sérgio Etchegoyen; o comandante do 6º Comando Aéreo Regional, representando o Comando da Aeronáutica, major-brigadeiro do Ar Antonio Carlos Bermudez; e o chefe do Estado-Maior da Armada e secretário-geral da Marinha, almirante-de-esquadra Eduardo Monteiro Lopes.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Perpétua Almeida