Sem categoria

Secretariado Nacional promove reorganização do PCdoB no Paraná

A direção nacional do PCdoB deliberou nesta quarta-feira (5) a reorganização política do comitê estatual e municipal do Partido no Paraná e em Curitiba. A decisão foi debatida na Comissão Política Nacional, realizada no último dia 10 de maio, e definida nesta quarta (5) pelo Secretariado Nacional, após uma série de gestões com os quadros partidários no estado.

A resolução da direção nacional visa estabelecer novas condições para congregar as forças comunistas no estado em torno de um projeto político amplo e preparar uma conferência no prazo de 120 dias para eleger uma nova direção e participar dos debates do 13º Congresso Nacional do Partido que acontece em novembro próximo.

A direção reorganizada será instalada imediatamente e o membro do Comitê Central do PCdoB, André Bezerra, irá integrar os trabalhos — como expressão do compromisso nacional para fazer vingar o esforço de unidade.

Leia abaixo a íntegra da resolução aprovada durante a 26ª reunião plenária da Comissão Política Nacional do PCdoB sobre a situação do Partido no Paraná:

 
A CPN, em sua 26ª reunião plenária, sobre o PCdoB do Paraná
Considerando:

– as dificuldades crônicas do PCdoB-PR abrir caminhos para o fortalecimento político partidário nos últimos anos;

– as possibilidades concretas que se abrem, bem como em todo o país, no PR para avançar na construção partidária, especialmente em Curitiba;

– as dificuldades recorrentes para encontrar termos de unidade e maturidade, sem sectarismos nem intolerâncias, no seio das direções que se sucederam, agravado por defecções ocorridas e malgrado os esforços realizados pela atual direção e o compromisso de quadros destacados da vida partidária;

Delibera propor compartilhar a responsabilidade entre a direção nacional e estadual para um novo esforço de conjugar todas as forças partidárias, para imediatamente: 1) posicionar o partido na realidade política, elevando sua intervenção e interlocução políticas, sobretudo a partir de Curitiba; 2) preparar as bases do projeto eleitoral 2014 de modo audaz, sem exclusões, trazendo novas lideranças para o PCdoB com esse fim; 3) organizar a Conferência Estadual destinada a dar termo a esta atual fase da vida partidária, no âmbito das conferências do 13º Congresso.

Tal caminho implica na constituição de uma direção provisória de mútuo acordo, composta por 13 membros, em lugar do atual Comitê Estadual e do Comitê Municipal de Curitiba, composta com membros da atual Comissão Política Estadual e/ou Municipal, mais novos elementos que se reintegram ao partido ou passam a atuar no Estado, também com a presença de um membro da direção nacional.

Ela será dirigida por três secretários, dois do Paraná e, ainda, como expressão da responsabilidade nacional, pelo membro do CC e da CNO André Bezerra, representando aí o Comitê Central.

Tal medida tem caráter eminentemente político e não disciplinar. Representa um esforço para encontrar solução de unidade que não exclua nenhum membro do Partido na busca de configurar um projeto político viável, unitário, à altura das potencialidades do PCdoB e do Estado do Paraná.

A direção nacional está segura de que isso é o que melhor corresponde aos interesses nacionais do PCdoB neste momento. Conclama todos os comunistas a darem nova chance à unidade com perspectiva política real, à base de um debate franco, respeitoso e político. Conclama a superar visões facciosas e despolitizadas que vêm emperrando o progresso da legenda no Estado. Representa o compromisso da direção por abrir caminhos unitários a todos os comunistas do Paraná.

A CPN delega ao Secretariado nacional as medidas cabíveis para implementar esses rumos, inclusive em sua institucionalidade.

São Paulo, 10 de maio de 2013
Comissão Política Nacional do Partido Comunista do Brasil

Ainda nos termos da Resolução da Comissão Política Nacional, o Secretariado Nacional do PCdoB indicou nesta quarta (5) a nova direção política no estado do Paraná e na Capital Curitiba. Leia abaixo a íntegra da resolução do Secretariado

 

Resolução do Secretariado Nacional
Nos termos da Resolução da Comissão Política Nacional de 10 de maio de 2013, referente à seção estadual do Paraná, o Secretariado Nacional implementa a decisão de reorganização política da direção estadual e da direção na capital Curitiba, indicando uma nova direção constituída por:

1. André Bezerra
2. Adriano Soares Matos
3. Aliel Machado
4. Antonio Eduardo Branco
5. Arilton Freres
6. Denilton Laurindo (Dennis)
7. Doris Margareth
8. Elton Barz
9. Fábio Oliveira Bernardo
10. Joel Benin
11. José Ferreira Lopes
12. Mário Ferrari
13. Paulo Pedron
14. Ricardo Gomyde
15. Roberto Niero (Pimpão)

A nova direção substituirá o comitê estadual e o comitê municipal de Curitiba, cujos mandatos serão sujeitos ao artigo 46 do Estatuto partidário. A medida será comunicada à Justiça Eleitoral, nos termos estatutários.

A responsabilidade da nova direção será a de implementar as medidas indicadas na Resolução da Comissão Política Nacional, a saber: o posicionamento político do PCdoB na realidade do Estado e da capital, a construção do projeto eleitoral 2014, a organização da Conferência do 13º Congresso no prazo de 120 dias. Isso representa um novo e maior esforço para reunir e unificar toda a atuação partidária no Estado, em torno de uma perspectiva política, de forma ampla e unitária.

A coordenação da nova direção será constituída por 3 membros, a saber: André Bezerra, Ricardo Gomyde, José Ferreira Lopes (Zequinha).

São Paulo, 5 de junho de 2013

Secretariado Nacional