Direção do PCdoB-CE recebe Maria Prestes

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (06/06), na sede do comitê estadual em Fortaleza, a direção do PCdoB no Ceará recebeu Maria Prestes e Luiz Carlos Prestes Filho. No encontro, a satisfação em ter familiares do “Cavaleiro da Esperança”, a perspectiva de novos projetos e mais conversa sobre um dos maiores ícones do Partido Comunista do Brasil. Participaram do encontro parlamentares, representantes de diversos movimentos sociais, e membros do Comitê Estadual.

Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, presidente do PCdoB-CE, saudou Maria e Luiz Carlos Prestes Filho enaltecendo a jornada de luta em defesa da memória do líder comunista. O dirigente exaltou a participação de ambos no lançamento do livro realizado na noite anterior. “Sua participação ratificou a importância do papel da militância comunista, nosso maior valor. Se temos atualmente lideranças destacadas não só no Ceará, mas em todo o país, devemos isto aos grandes líderes do Partido, dentre eles, destacadamente, Luiz Carlos Prestes”, ratificou.

Patinhas elogiou ainda a postura de Maria Prestes que “sempre foi reconhecida como militante valente e abnegada, que enfrentou os desafios com altivez e superou tarefas difíceis, vencendo todas elas”. “Sua atuação é um exemplo para os militantes e sua peregrinação em tantas cidades para resgatar a memória de Luiz Carlos Prestes deve ser louvada”.

Durante a conversa, Maria Prestes contou trechos de sua vida militante antes de conhecer o líder revolucionário comunista e ainda confidenciou particularidades do companheiro, tanto no viés político quanto no quesito particular. A vida na clandestinidade, a dificuldade de criar os filhos, a vida na União Soviética e a luta pós-anistia. “Meu pai foi um dos principais colaboradores para a minha formação, mas considero Prestes uma personagem do país que muito me ensinou”, ratificou.

Novos projetos

Luiz Carlos Prestes Filho agradeceu a acolhida no Ceará e, baseado no empenho no PCdoB cearense em divulgar a memória do pai, já propôs novos projetos para serem executados no Estado. “Em 2014 comemoramos os 90 anos da Coluna Prestes. Poderíamos viabilizar uma série de atividades para marcar a passagem da coluna no Ceará”, sugeriu.

Dentre as ações, palestras envolvendo as cidades por onde a Coluna Prestes passou, dentre elas Ipu, Ipueiras, Crateús e Arneiroz. “As ações podem incluir ainda exposições e até a concretização de um roteiro turístico, agregando as trilhas por onde os soldados passaram, até uma forma de gerar emprego e renda para os moradores da região, viabilizando junto ao turismo, gastronomia e artesanato, por exemplo”.

De Fortaleza,
Carolina Campos