Saúde Pública debate "Drogas e Sociedade" nesta sexta

Universitários do Curso de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), juntamente com integrantes do Grupo de Estudos sobre Drogas e Sociedade (Geds), formado por docentes da USP e com pós-graduandosda instituição, promovem o debate "Drogras e Sociedade", às 14 horas, desta sexta-feira (7), no prédio da FSP.

O debate também tem relações com as formas como as políticas públicas desenvolvem modelos de cuidados, o que em geral em países altamente medicalizados e medicamentalizados, como o Brasil, tendem a confluir para um modelo unicausal e autoritário, denominado de "higienista" pois trata muito mais de tirar os usuários de circulação e da visibilidade pública e familiar do que propriamente enfrentar uma questão de ordem complexa como é o da compulsão ao consumo .

Participam da mesa: O Prof Henrique Carneiro do departamento de História da USP, Julio Delmanto , mestre em história pela USP, do Coletivo DAR; e Rubens Adorno, professor da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

O que é o Geds?

O Geds é um grupo de pesquisa que tem como objetivo estudar o fenômeno das drogas a partir da compreensão de sua produção, circulação e consumo como produtos históricos , e que tem diferentes consequências em cada sociedade.

O GEDS entende que as classificações entre drogas lícitas e ilícitas, prescritas e não prescritas são arbitrarias no tempo e no espaço e que as políticas proibicionistas tendem a causar mais problemas às sociedades do que outras formas de observação e cuidado com os usos. Compreendendo que a própria lógica do sistema capitalista, financeiro e global tem como base atividades compulsivas, como a própria acumulação privada de capital é dada por uma lógica compulsiva; compõe um sistema no qual as "compulsividades " tornam-se problemas para os sujeitos, como por exemplo o uso compulsivo de internet e meios eletrônicos, a compulsão pelo jogo etc…

As drogas, principalmente as consideradas ilícitas acabam por funcionar como um "bode expiatório" da sociedade e nem sempre os problemas de uso correspondem às suas classificações médico-juridicas. O álcool, por exemplo, representa um problema maior de saúde pública do que muitas drogas consideradas ilícitas. Outra questão diz respeito ao uso "controlado" ou ao auto controle de uso que muitos consumidores desenvolvem e os "problemas com o uso" que podem ter múltiplas formas e que representam uma demanda complexa para o tema do "cuidado" nas sociedades contemporâneas.

Debate “Drogas e Sociedade”
Data: 07/06/2013, 14h
Local: FSP/USP – Av. Dr. Arnaldo, 715 – Auditório João Yunes (Próximo ao Metrô Clínicas)
Entrada franca e sem necessidade de inscrições a qualquer interessado.
A FSP/USP não oferece certificados de participação e nem estacionamento aos participantes.
Mais informações pelo e-mail: [email protected]

Com informações da Faculdade de Saúde Pública