SPObras apresenta Operação Urbana Água Espraiada aos moradores

Moradores das imediações da Praça Serafina Giancoli Vicentini se reuniram na noite de terça- feira, 21 de maio, com a diretoria da SPObras, com o subprefeito de Jabaquara, Dirceu de Oliveira Mendes, o chefe de gabinete, Wander Geraldo da Silva, para conhecer detalhes da Operação Urbana Água Espraiada, considerada uma das maiores obras que a Prefeitura de São Paulo irá realizar na cidade.

A obra, que terá início na praça, prevê a construção de dois túneis, continuidade da avenida Roberto Marinho até a Imigrantes, remoção de 8 mil famílias que vivem em condições precárias às margens do córrego para unidades habitacionais de ótima qualidade e abertura da avenida Chucri Zaidan. No total, cerca de 1.300 imóveis deverão ser desapropriados para a realização da obra que prevê a construção de uma Via Parque para facilitar o acesso ao bairro.
Desse total, 20 imóveis já foram desapropriados e já se encontram liberados. Eles fazem parte das 46 áreas necessárias para atender cerca de 4 mil famílias cadastradas, que serão removidas assim que as unidades estiverem concluídas. Especialistas acreditam que a área será valorizada após o término das obras, previsto para 2016.


Operação Águas Espraiadas é importante para a região
 

Para a realização da obra os engenheiros estão realizando uma vistoria cautelar em todas as construções na área de influência dos túneis. A medida visa prevenir possíveis danos aos imóveis, garantir a segurança dos moradores e das construções do local, além de ressarcir reparos que forem necessários. Os dois túneis contarão com tecnologia adequada a fim de assegurar a inibição de ruídos. Além disso, tubulações e sistema de ventilação garantirão a qualidade adequada do ar.

De acordo com a diretoria de Desenvolvimento de Projetos da SPObras, a ideia é sanear o córrego através da instalação de um coletor tronco de esgoto. “Será um paradigma importante para a cidade de São Paulo recuperar córregos e matas. As obras não irão somente abrir uma via e facilitar o trânsito da região, elas resolverão o transtorno das famílias do córrego Água Espraiada , que terão moradias adequadas ao mesmo tempo que teremos a recuperação desse local”, enfatiza Ricardo Pereira, diretor de Desenvolvimento de Projetos da SPObras.
Compensação ambiental: para a realização das obras na Praça Serafina Giancoli Vicentini, a SPObras assinou um Termo de Compensação Ambiental. Para cada árvore removida, cerca de 10 novas serão plantadas no local e na região. Boa parte das removidas serão plantadas em diversas áreas da cidade e na própria região do Jabaquara. Além do ganho de área na Praça Serafina Giancoli Vicentini, que aumentará aproximadamente 600 metros quadrados, a região também contará com o Parque Chuvisco.

Asfalto: para garantir a qualidade de vida dos moradores do local e diminuir os transtornos causados pelas obras, a SPObras determinou que as construtoras façam um plano estratégico na logística de entrada e saída de materiais da obra, através de um projeto de desvio de tráfego adequado, reforço do pavimento, reparos de vazamentos e surgência de água no pavimento, além de um plano para garantir que a movimentação de caminhões e máquinas não sujem as ruas próximas.

Comunidade: as construtoras irão disponibilizar um quiosque de atendimento à comunidade, que poderá tirar dúvidas, fazer solicitações e reclamações acerca das obras. Além disso, o morador terá um canal de comunicação virtual com os responsáveis pela obra. A ideia é disponibilizar um site com informações sobre o andamento das obras, todas as etapas que serão realizadas, além de um link para contato com a comunidade que poderá dar sugestões e tirar suas dúvidas.

Fonte: Portal da Prefeitura de São Paulo