Marcha das Vadias de Salvador acontece no dia 2 de julho

No próximo dia 2 de Julho, data em que é comemorada a Independência da Bahia, será realizada a Marcha das Vadias de Salvador, evento nacional que luta pelo fim da violência e respeito aos direitos das mulheres. A concentração acontece a partir das 8h, no monumento em homenagem a Maria Quitéria, no bairro da Lapinha.

De acordo com Sandra Muñoz, organizadora da marcha na capital baiana, no dia 22 deste mês, às 14h, tem sessão de fotos e oficina de batucada para a participação na marcha. O encontro acontece na Residência Universitária da UFBA (Universidade Federal da Bahia), no Corredor da Vitória.

Já nesta sexta-feira (14/06), às 14h, acontece uma reunião de preparação do ato “Não ao Estatuto do Nascituro”. O encontro será realizado no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, na sala Musa, localizado no Campus do Canela. O encontro é organizado pela Rede Feminista de Saúde, Marcha das Vadias, NEIM, ODARA, IMAIS, Marcha Mundial de Mulheres, Coletivo de Mulheres do Calafat, UBM e As Quilombolas.

Estatuto do Nascituro

O projeto de Lei 478/2007, conhecido como Estatuto do Nascituro, dá direitos ao feto e cria uma espécie de "bolsa-estupro" para mulheres que decidirem ter o filho, apesar de ser fruto de um crime. A votação do PL ocorreu com forte mobilização da bancada evangélica e tem como objetivo criar mecanismos para impedir a ampliação de casos em que o aborto é legal e criar incentivos para que as mulheres não optem pela medida na situação de estupro, já permitida.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro