Guarulhos: Marcha das vadias desperta o lado sombrio da igreja

Manifestantes da Marcha das ¨Vadias¨ de Guarulhos se reuniram neste sábado, dia 08/06, no marco zero da cidade na Rua Don Pedro II, em frente a igreja matriz.

marcha da vadias- Grs 3 - Luiz Rodrigues

Quando cheguei para cobrir a manifestação percebi que algo a mais estava acontecendo, vi muitos policiais, guardas municipais, viaturas e todo o aparato do estado a disposição do Padre Antonio Bosco da Silva, Pároco da catedral Nossa Senhora da Conceição e Vigário geral da Diocese de Guarulhos, que pediu a presença ostensiva da policia para proteger o ¨solo sagrado da igreja¨, já que segundo o Padre Antonio, as manifestantes poderiam tentar invadir a igreja e profanar o ¨solo sagrado¨, mas pode ficar tranquilo padre, porque não era o objetivo da Marcha das Vadias invadir a igreja, isso só poderia sair da cabeça conservadora e atrasada que é a da igreja, que coloca seus fiéis e doutrinados de joelhos, tentando assim evitar que a mesma fosse invadida. Mas é claro que isso não aconteceu, mesmo porque a igreja estava bem protegida com os cânticos, as orações e é claro com as pistolas e cassetetes da polícia.

Em um dos trechos da carta de Padre Antonio as autoridades ele lembra que Jesus foi o primeiro defensor da mulheres, se o clero segue os passos e os ensinamentos de Jesus, então por que será que esse padre repudia tanto a Marcha das Vadias, sem nem mesmo tentar um diálogo com as manifestantes? Por que não tentaram colocar seu posicionamento diante de tal marcha pacificamente? Acho que é isso que esperamos da igreja: amor, fraternidade, bondade e respeito entre todos, já que somos todos irmãos perante Deus. A atitude do padre foi infeliz e preconceituosa, mas não podemos esperar muito dessas pessoas que estão cegas pela fé.

Mesmo com todas as divergências políticas e religiosas, a Marcha das Vadias deu início a manifestação às 14:00 hs e saiu em passeata pela Rua Don Pedro II sentido a Câmara Municipal, no caminho cartazes e palavras de ordem alertavam a todos que passavam pelo local que a Marcha das Vadias tinha começado. Com uma escolta da polícia militar e guarda municipal, a marcha não foi muito longe e se deu inicio a uma confusão gerada porque uma das manifestantes resolveu tirar a camiseta e mostrar os seios em ato de protesto, que por sua vez foi confundido como atentado violento ao pudor!

O mais interessante é que foi uma policial militar FEMININA quem mais se irritou com as manifestantes. Ela estava tão nervosa que pensei até que poderia ter um ataque do coração naquele momento, mas para a tristeza geral isso não aconteceu e a policial deu voz de prisão para a manifestante sem camisa, as mulheres tentaram impedir a atuação que resultou em mais confusão e prisão. Uma das mulheres chegou a ser algemada e recebeu uma gravata de um policial.

E não foi só as manifestantes que foram reprimidas. Nós da mídia independente também sofremos represálias da policia. Eu mesmo fui ameaçado por uns quatro policias que queriam me prender se eu continua-se a tirar fotos da ação da polícia. Em outro caso, um dos fotógrafos quase teve seu equipamento destruído pelos policiais.

Por fim, todos mudaram o rumo da marcha que agora tinha como destino o 1° Distrito Policial de Guarulhos, para onde foram levadas as manifestantes presas e um novo protesto começou agora a favor da liberdade de expressão.

"Que vergonha que vergonha deve ser
Que vergonha que vergonha deve ser
Oprimir o trabalhador para ter o que comer
Que vergonha que vergonha deve ser"

Fonte: http://tvlivrebrasil.blogspot.com.br/2013/06/marcha-das-vadias-desperta-o-lado.html