Chefe do Mossad e do serviço secreto turco reúnem-se em Ancara

Após o agravamento da situação na Turquia,o chefe do serviço de espionagem do regime israelense, o Mossad, e o chefe dos serviços de espionagem turcos (MIT, em sua sigla em turco), não mantiveram os braços cruzados e fizeram uma reunião em segredo na capital da Turquia, Ancara.

O chefe do Mossad, Tamir Pardo, manteve uma reunião na segunda-feira (10) com Hakan Fidan, chefe da MIT em Ancara, segundo informou o diário turco Hurriyet Daily News nesta quarta-feira (12).

De acordo com o jornal turco, o chefe da espionagem do regime israelense e Fidan trocaram informações sobre a situação na Síria e as recentes manifestações em diferentes pontos da Turquia. Também debateram sobre a troca de informações e de serviços de inteligência no futuro.

Desde 27 de maio Istambul e várias cidades da Turquia são palco de protestos antigovernamentais convocados por ativistas de diversos setores, primeiro pelos ambientalistas, após a ação de repressão policial realizada contra uma manifestação pacífica contra o projeto de reforma do Parque Gezim, próximo à Praça Taksim.

A repressão policial contra os ativistas deu lugar a uma série de protestos que se propagaram por outras 50 cidades, inclusive Ancara (capital), Esmirna, Mugla e Antália. Os manifestantes qualificam o governo turco de "fascista" e criticam o premiê Recep Tayyp Erdogan por comportar-se "feito um sultão".

Até o momento, cinco pessoas perderam a vida e muitos cidadãos saíram feridos das manifestações, além de a polícia ter detido centenas de manifestantes.

Fonte: HispanTV