Londres e Moscou analisarão crise síria antes da cúpula do G-8

O premiê britânico, David Cameron, anunciou nesta quarta-feira (12) que terá uma reunião no próximo domingo (16) com o presidente russo, Vladimir Putin, sobre a situação na Síria, antes da cúpula do chamado Grupo dos Oito (G-8).

Durante uma intervenção na Câmara dos Comuns, Cameron declarou que receberá o presidente russo em seu escritório, para abordar detalhes de uma conferência internacional sobre a Síria.

"Vamos pressionar todas as partes na reunião do G-8, integrado por França, Estados Unidos, Itália, Japão, Canadá, Alemanha, Reino Unido e Rússia, para conseguir avanços na paz síria", durante a cúpula da próxima segunda-feira na Irlanda do Norte, destacou.

O chefe do governo conservador admitiu que sua nação ainda carece de uma decisão definitiva sobre a venda de armas aos bandos armados no Estado árabe, cujo governo enfrenta grupos financiados e municiados a partir do exterior.

Londres e Paris figuram entre as capitais europeias mais interessadas em levantar as restrições unilaterais que a União Europeia impôs a Damasco na venda de armamentos, mas somente favorável à oposição ao presidente sírio, Bashar al-Assad.

A posição de Moscou é de rejeição a uma intervenção estrangeira no conflito do Estado do Oriente Médio e pela defesa de um amplo diálogo entre os sírios para buscar uma saída pacífica às hostilidades e às condições para um governo de transição.

O encontro dos sete países mais industrializados e da Rússia em um luxuoso hotel, próximo à localidade norte-irlandesa de Enniskillen, estará vigiado por cerca de cinco mil policiais. Ao redor do hotel está em construção um tapume metálico.

As autoridades britânicas detiveram ontem 57 participantes de um protesto contra o G-8 em Londres, organizada pelo movimento StopG8, segundo comentou a rede pública de rádio e televisão BBC.

O StopG8 prometeu uma semana de demonstrações da campanha do chamado Carnaval Contra o Capitalismo, afirmou a BBC.

Fonte: Prensa Latina