Exército sírio avança em operação para retomada de Alepo

As forças sírias enfrentaram grupos armados no subúrbio da cidade de Alepo, a segunda maior do país, nesta segunda-feira (10). O exército tenta recuperar o controle das zonas do norte do país, que estão sob a influência dos grupos, compostos em grande parte por mercenários estrangeiros que realizam atos de terrorismo, segundo testemunhas locais e fontes oficiais. Nesta quarta (11), 14 pessoas morreram em um ataque a bomba na capital do país, Damasco, de acordo com a agência Syrian News.

Exército da Síria em Alepo - Al-Manar

Os soldados sírios entraram em combate com os grupos armados enquanto avançavam desde três direções, para libertar a cidade. Neste processo, conseguiram cortar as linhas de abastecimento aos grupos armados no norte, que recebiam recursos principalmente através dos países da região.

Além disso, conseguiram evitar um assalto perpetrado pelos rebeldes contra a base aérea de Minnegh e a prisão central de Alepo.

Leia também:
Síria: Governo tem apoio popular para recuperar a 2ª maior cidade
EUA e Jordânia comandam exercício militar na fronteira da Síria
 

A operação foi realizada sob o nome de “Tormenta do Norte”, iniciada na manhã de domingo (9) pelo Exército da Síria com o fim de reestabelecer o controle do Estado sobre os territórios tomados pelos grupos armados.

No primeiro dia da operação, as forças sírias conseguiram liberar várias localidades em Alepo, inclusive Andan, Bustan al-Qasr, Al-Ameriya, Kafar Hamra e Haryatan.

Nos últimos dias, as forças do exército sírio conseguiram frustrar vários planos orquestrados pelos grupos armados, e liberar as cidades que estavam sob o seu controle. Na quarta passada, por exemplo, a cidade estratégica de Al-Qusair foi retomada pelas forças oficiais, que romperam assim a via de abastecimento de armas enviadas desde o exterior para a derrubada do presidente sírio Bashar Al-Assad.

Ataques terroristas em Damasco

Ao menos 14 pessoas morreram em dois ataques a bomba na capital síria, Damasco, atribuídos ao Exército Livre da Síria, de acordo com a agência Syrian News, nesta quarta (11). O grupo é formado por militantes islamistas com apoio estrangeiro, também chamados pela mídia ocidental de massa como "pessoas inocentes e democráticas que estão apenas se defendendo", ressalta a agência.

Os dois ataques perpetrados em Damasco aconteceram perto de uma delegacia policial, enquanto outros explosivos foram detonados perto da praça Marjeh, no centro. De acordo com a emissora síria Al-Ikhbariya, não só 14 pessoas morreram como também 31 ficaram feridas devido aos ataques desta quarta.

No sábado (8), ao menos oito pessoas morreram em consequência da explosão de um carro-bomba no bairro Al-Adawiya, na cidade de Homs, já tão noticiada pela mídia massiva. De acordo com informações locais, também houve feridos.

Os recentes eventos de terrorismo, segundo a agência síria, são desenvolvidos logo após a tomada de controle, pelo Exército Árabe-Sírio (as forças oficiais do governo), da cidade de Al-Qusaor, também na província de Homs, perto da fronteira com o Líbano.

Com agências,
 da redação do Vermelho