Uruguai: Professores da rede pública entram em greve por 24 horas

Professores da rede pública do Uruguai fazem, nesta quarta-feira (12), uma greve de 24 horas nos Estados de San José, Flórida, Flores, Durazno, Tacuarembó, Rivera, Canelones e parte de Montevidéu. Escolas de outras oito localidades suspenderam suas aulas nesta terça (11) e as demais regiões uruguaias realizarão paralisações na quinta-feira (13).

Greve Uruguai - Gabriel Rodríguez

Os sindicatos de todos os setores da educação se mobilizaram para demandar que o governo inclua aumentos no próximo orçamento, principalmente salariais, destinados à educação pública. Elbia Pereira, secretária geral da Federação Uruguaia do Magistério e integrante da Coordenadora de Sindicatos da Educação (CSEU), afirmou que a paralisação de terça-feira (11) teve "um alto nível de adesão".

"As reivindicações dos docentes são por mais recursos para melhorar a infraestrutura e a criação de cargos, além do aumento salarial para o conjunto dos trabalhadores da educação", recordou. Está previsto um encontro na próxima sexta-feira (14) com representantes do governo, na qual poderia vislumbrar-se uma saída ao conflito, segundo fontes sindicais.

Fonte: Prensa Latina