Dilma chama de leviandade política especulações sobre economia

A presidenta Dilma Rousseff mandou um claro recado à mídia conservadora brasileira e à oposição e afirmou que o combate à inflação é uma prioridade e que o governo tem mecanismos para impedir que a taxa fuja do controle. A presidenta disse que o país tem uma relação saudável com vários componentes que caracterizam os indicadores macroeconômicos.

Durante a cerimônia do anúncio de crédito para compra de móveis e eletrodomésticos aos beneficiários do Minha Casa, Minha Vida, nesta quarta (12), Dilma disse não haver "a menor hipótese" de descontrole da inflação ou das contas públicas.

Dilma classificou a ofensiva da oposição como "leviandade política grave". "Eu queria dizer para todos os brasileiros: não há a menor hipótese que o meu governo não tenha uma política de controle e combate à inflação. Não há a menor hipótese", afirmou a presidenta.

"Todos os que apostam nisso são os mesmos que, no início deste ano, apostaram que ia haver um problema sério com o fornecimento de energia no país. (Isso) sumiu e desapareceu de todos os jornais, porque não era real", emendou Dilma, numa referência ao senador tucano Aécio Neves, provável candidato das forças conservadoras brasileiras à Presidência e principal propagador do apagão que não aconteceu no país.

Velhos do Rastelo

Sobre os comentários de que o governo é "leniente" com a inflação e adota uma política de vaivém na economia, Dilma comparou os opositores ao Velho do Restelo, personagem pessimista de Luís de Camões que aparece em seu clássico Os Lusíadas.

"Esse velho ficava sentado na praia azarando. O velho dizia o seguinte: ?Não vai dar certo, não vai dar certo?. É um personagem que encontra eco através da história", disse Dilma. "Muitos Velhos do Restelo apareceram nas margens das nossas praias. Hoje, o Velho do Restelo não pode, não deve e, eu asseguro para vocês, não terá a última palavra no Brasil."

Após o discurso da presidenta, ministros reforçaram o recado. "A oposição tenta pintar o céu com cores mais sombrias e algumas vezes se parece com aquela hiena do desenho animado, que dizia ?Ó céus, ó vida, ó azar?", ironizou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. "Foi um recado muito bem dado da presidente. Espero que entendam", resumiu o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel.

Da redação,
com informações da Agência Brasil e do Estadão