Números apontam crescimento do PIB cearense

A economia cearense, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB), que representa a soma de todos os bens e serviços produzidos, cresceu 1,94% no primeiro trimestre de 2013, em comparação ao mesmo período do ano passado, superando a média nacional, que foi de 1,90% em igual período. As taxas do PIB dos últimos quatro trimestres mostram um crescimento de 3,0% para o Ceará e 1,2% para o Brasil.

Com o resultado, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) mantém uma estimativa de crescimento do PIB acima a perspectiva do índice nacional, como vem ocorrendo nos últimos anos.

Os números do PIB foram estimados com base nos resultados de três setores: indústria, serviços e agropecuária. O trabalho revela, por exemplo, que o setor industrial do Ceará apresentou, nos primeiros três meses deste ano, o melhor desempenho, fechando com crescimento de 4,08%, resultado bem acima do apresentado pelo Brasil, que ficou, no mesmo período, em menos 1,4%. Tal resultado, segundo o professor Flávio Ataliba, diretor Geral do Ipece, puxou o crescimento da economia do Estado.

O segmento de serviços do Ceará evoluiu 2,26%, contra 1,9% do PIB nacional. No entanto, o setor agropecuário cearense passou por decréscimo no primeiro trimestre, fechando em menos 5,94%, resultado este motivado pela seca. O Brasil, neste segmento, fechou o mesmo período com um crescimento da ordem de 17%. No setor industrial do Ceará, segundo Flávio Ataliba, a atividade extrativa mineral foi a que obteve melhor resultado, com crescimento de 18,21%, seguida por eletricidade, gás e água, com 6,23%, e construção civil, com 4,46%. No segmento de serviços, o comércio apresentou melhor resultado, com crescimento de 5,14%.

PIB

O PIB trimestral é um indicador que mostra a tendência do desempenho da economia cearense no curto prazo. Além do Ceará, mais sete estados brasileiros realizam o cálculo de sua economia trimestralmente, a saber: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Esses Estados utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. É calculado com base nos resultados dos três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços, e desagregados por suas atividades econômicas. É importante ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.

Os dados, que são preliminares e podem passar por alterações quando publicados os números definitivos de 2012 pelo IBGE e os demais estados do Brasil, constam do documento PIB Trimestral do Ceará – janeiro/março de 2013 – Contas Regionais, foram divulgados nesta terça-feira (11) pelo Ipece na Assembleia Legislativa, por ocasião da homenagem que o Poder prestou ao Instituto pelos seus 10 anos de criação, em atendimento ao requerimento do deputado Fernando Hugo, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor.

Fonte: Ipece