Lucimara parabeniza realização do 1o Congresso Estadual da CTB

Na tarde dessa quarta, 12, a vereadora Lucimara Passos (PCdob/SE) usou o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para destacar o trabalho da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil de Sergipe (CTB/SE).

Aproveitando a proximidade do evento que será promovido pela instituição na sexta, 14, a vereadora falou da trajetória de quatro anos da CTB em Sergipe e das conquistas alcançadas em âmbito estudual e nacional. O evento contará com a presença de 200 lideranças do campo e da cidade.

“É importante destacar o trabalho da CTB e das outras centrais nas conquistas desses últimos 10 anos, durante os governos Lula e Dilma. É importante fazer o registro do primeiro congresso que será realizado”, afirma. Em Sergipe, de acordo com Lucimara, a CTB tem uma bonita história de franco crescimento com valorização do trabalhador, defesa dos direitos sociais e da democracia em aliança com as forças progressistas da sociedade para levantar a bandeira do trabalho e do socialismo do século 21.

Entre as principais conquitas, Lucimara citou como fundamentais para a sociedade a valorização dos salários, legalização de centrais sindicais – luta que antes não se concretizava – e resgate de milhões de pessoas da miséria. Além disso, outra conquista foi a redução da taxa de desemprego à metade, se comparada à época do governo Fernando Henrique Cardoso, momento em que o país era governado pela aliança PSDB-DEM.

A luta continua

Para garantir novas conquistas e consolidar seu papel, a Central realizará seu 1o Congresso com o tema ‘Avançar nas mudanças com valorização do trabalho’. “Comemorar essas conquistas não significa que a luta acabou ou que não existem pautas para debater ou reivindicar. Existem ainda muitas lutas históricas como a reforma tributária e redução da jornada de trabalho, por isso o tema do Congresso”, disse Lucimara.
A vereadora concluiu parabenizando o bancário e sindicalista José Souza pela reeleição à presidência do Sindicato dos Bancários e citou um pensamento do presidente nacional da CTB, Wagner Gomes: “Para que o Brasil possa avançar é fundamental elevar o nível de organização, consciência e protagonismo político da classe trabalhadora”.

CTB Nacional

Desde abril de 2013, as centrais de outros estados vem realizando congressos, orientadas pelo mesmo tema, e debatendo localmente estratégias para novas conquistas. Nacionalmente a Central atua no sentido de desenvolver o seu Plano de Lutas, composto pelos seguintes temas: Projeto de desenvolvimento nacional e socialismo, paz mundial, mudanças na política econômica, unificação da luta com o movimento social, ampliar a democracia, universalização das políticas públicas, promoção da reforma agrária efetiva, ampliação e universalização dos direitos trabalhistas e previdenciários, fortalecimento da organização social, melhores salários e pleno emprego.

Serviço
O que: 1o Congresso da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
Quando: Abertura no dia 14 de junho, às 18 horas
Onde: Sindicato do Bancários
Observações: As palestras serão proferidas por Waldir Rodrigues, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual (Sintrase), e por Lúcia Moura, da direção da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Durante o congresso serão eleitos os 65 delegados para o Congresso Nacional da CTB, a nova direção da CTB/SE e os componentes do Conselho Fiscal. Os participantes terão a oportunidade também de assistir a uma mesa de debates sobre o serviço público e o trabalho rural.