Reforço para o Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) recebeu reforço de 30 caminhões de última geração para combater incêndios e oito escadas mecânicas (Magirus), de fabricação alemã, entregues ontem em solenidade no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

"A escada que temos hoje, por exemplo, é de 30 metros, e a que adquirimos tem 55. Estamos nos preparando para a Copa, e a temos como meta," destacou o governador Agnelo Queiroz, que acrescentou que o fato de que todas as obras para atender esse evento serão "um legado pra Brasília".

Os caminhões – fabricados nos Estados Unidos pela marca Pierce- possuem motor de 410 cavalos de potência, câmbio automático, tanques com capacidade para 4 mil litros de água, freios ABS, airbags frontais e laterais, câmeras de ré, torres de iluminação, além de gerador de energia.

Segundo o comandante do Centro de Estudos, Políticas Estratégicas e Doutrina do CBMDF, Carlos Eduardo Borges, a aquisição representa um grande avanço para a corporação, uma vez que os novos equipamentos utilizam um sistema de combate a incêndio com uso de espuma, novidade no DF.

"Esse sistema, de utilizar espuma, é uma inovação para o DF e faz render a carga do nosso tanque de 4 mil litros de água em até sete vezes, transformando-a em espuma, o que pode totalizar 28 mil litros", detalhou o militar.

As escadas mecânicas, montadas pela empresa Magirus, seguem normas europeias e têm a possibilidade de elevação total -equivalente a um prédio de 18 andares- em menos de um minuto.

O investimento para a aquisição dos caminhões e escadas foi de cerca de R$56 milhões, e até o momento, 200 homens estão aptos a operar os novos aparelhos.

Outros 500 militares serão instruídos, e, a partir disso, os novos carros entrarão em operação com os demais veículos usados pela corporação atualmente.

Além de entregar novos aparelhos ao CBMDF, o chefe do Executivo regional deu boas-vindas a 536 soldados que foram nomeados este mês para reforçar a tropa.

POLÍCIA MILITAR –

Durante a mesma solenidade, a Polícia Militar recebeu duas unidades móveis de odontologia, de alta tecnologia, para atender à corporação.

Trata-se de dois micro-ônibus equipados com quatro consultórios odontológicos, aparelhos de ultrassom, raios X com capacitação de imagem digital e sistema de esterilização.

A expectativa do comando da PMDF é que sejam atendidos 100 militares diariamente.