Grande manifestação reúne 100 mil no centro do Rio de Janeiro

 Nesta segunda-feira, 17 de junho, aconteceram grandes manifestações por todo país. No Rio de Janeiro, cerca de 100 mil pessoas tomaram as ruas do centro da cidade para protestar contra o aumento da passagem do transporte público e também para dar um grito de alerta para diversos problemas sociais que afetam a vida urbana nos dias atuais.

O protesto teve início às 17h, com a concentração na Candelária, e seguiu em caminhada até a histórica Praça da Cinelândia. A Avenida Rio Branco ficou completamente lotada em toda sua extensão. Os manifestantes portavam cartazes e faixas, e gritavam durante o percurso muitas palavras de ordem. Diversas entidades dos Movimentos Sociais e entidades estudantis, como a UNE, engrossaram o movimento ao lado de milhares de manifestantes.

Daniel Iliescu, que é membro do Comitê Estadual do PCdoB no Rio de Janeiro e foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) até o 53° Congresso da Entidade, que elegeu a nova presidenta Virgínia Barros e foi realizado há menos de um mês; esteve presente na passeata e afirmou:

“A UJS e outras entidades e movimentos democráticos se unem na luta e se ligam ao povo e à juventude brasileira. A cada ano que passa avançam as consciências das pessoas e mais gente bota o bloco na rua por mudanças concretas na vida do povo! Hoje tem povo na rua em todo o Brasil contra o aumento das passagens, por qualidade no transporte público, pela lei de iniciativa popular pela democratização da mídia e por muitos e muitos avanços no Brasil e no Rio”.


 

O Presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) no Rio de Janeiro, Ronaldo Leite, compareceu à passeata e salientou:
“A CTB e os Movimentos Sociais apoiam a mobilização e reconhecem que essa luta é justa, a luta não só contra os altos preços das tarifas, bem como a luta pela qualidade do transporte público. Pensamos que é importante qualificar essa pauta, de modo que essa luta se transforme em conquistas. Os movimentos sociais tem um papel importante nessas manifestações, diferentemente do que a grande mídia, maldosamente, tem divulgado. Não só a UNE, mas também a CTB estão presentes nas manifestações. É importante frisar que nós condenamos a violência policial”.

Uma nova manifestação está marcada no Rio de Janeiro para esta quinta-feira, 20 de junho, novamente no centro da cidade. A expectativa é que essa passeata alcance um número ainda maior de participantes, tanto que a meta do movimento é atingir 1 milhão de pessoas protestando nas ruas do Rio de Janeiro nesta quinta.