Imagem de Obama tem percurso negativo na mídia internacional
A organização Media Tenor International, que analisa a cobertura midiática em geral, publicou um informe nesta terça-feira (18), sobre a decadência da imagem do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desde a sua primeira eleição, em 2008. Obama enfrenta, atualmente, “altos índices de negatividade não só no seu país, mas também em emissoras europeias antes favoráveis”.
Publicado 18/06/2013 15:14
“Enquanto o entusiasmo midiático por Obama desapareceu rapidamente nos EUA dada à controvérsia [criada] pela reforma do sistema de saúde, as emissoras de televisão da Europa mantiveram uma abordagem positiva por mais tempo”, diz Christian Kolmer, pesquisador do Media Tenor. “Por exemplo, o tom nas emissões alemãs não mudou até 2010”, acrescentou.
Na primeira metade de 2013, apenas emissoras na Espanha e na Itália eram mais positivas que negativas com relação a Obama, e níveis particularmente altos de crítica eram visíveis na Suíça, na Alemanha e nos EUA.
“Em 2008, Obama era visto com entusiasmo extraordinário”, disse Kolmer. “Isso criou um nível de expectativa que era quase impossível para ele cumprir. Enquanto a mídia dos EUA desiludiu-se primeiro, o seu trabalho em questões de preocupação no cenário internacional, incluindo nas guerras no Iraque e no Afeganistão, iniciativas globais contra terroristas e o processo de paz do Oriente Médio não permitiu, com o passar do tempo, que Obama mantivesse cobertura positiva na mídia internacional”, explica.
Obama candidatou-se sob a insígnia da mudança, quando grupos de peso interna e externamente vinham se pronunciando cada vez de forma mais revoltada contra o imperialismo o e a ingerência estadunidense pelo mundo.
Apesar do discurso inicial de Obama, nota Kolmer, “o papel dos EUA no cenário mundial não mudou radicalmente enquanto ele está no governo, o que foi parcialmente responsável pelo fim do entusiasmo da mídia internacional por um político que foi antes saudado quase como um messias”.
Com informações do Media Tenor,
Da redação do Vermelho