Antes do G-8, Putin e Obama discutem sobre a crise na Síria

A Síria será o tema principal das reuniões da primeira jornada da cúpula do G-8, que se realiza nesta segunda-feira (17) na Irlanda do Norte, inaugurada pelo encontro entre os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos, respectivamente Vladimir Putin e Barack Obama. Ambos propõem a realização de uma conferência de paz sobre a Síria no mês de julho.

Em um momento em que os países ocidentais defendem a a entrega de armas aos grupos que lutam pela derrubada do governo do presidente Bachar Assad, o mandatário russo reitera que a oposição do Kremlin a essa medida.

“Creio que todos estarão de acordo com o fato de que não vale a pena apoiar pessoas que não só matam seus inimigos mas também comem seus órgãos em público e diante das câmeras”, enfatizou Putin, referindo-se a um vídeo divulgado em maio passado em que se mostra como um insurgente sírio arranca e come o coração de um soldado do Exército da Síria.

As últimas declarações do chefe de Estado russo foram feitas neste domingo (16) durante uma coletiva de imprensa na capital britânica, Londres, onde também estava presente o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron.

A reunião entre Putin e Obama não será simples, uma vez que defendem pontos de vista diferentes sobre a Síria. Moscou insiste em solucionar a crise do país árabe de forma pacífica e Washington voltou a manifestar no domingo sua decisão de dar mais apoio aos grupos armados na Siria que lutam para derrubar o governo.

Neste marco e antes da abertura da cúpula, o presidente Putin se entrevistará, também de maneira bilateral, com o presidente da França, François Hollande, que defende, junto com Cameron a entrega de armas aos grupos armados e terroristas que desestabilizam a Síria há mais de dois anos e provocaram a morte de milhares de inocentes.

Hispan TV