Manifestantes saíram às ruas na capital paraense

Belém entrou na onda das manifestações que mobilizaram o Brasil nessa segunda-feira (17), contra o aumento nos preços dos transportes coletivos e pelo passe livre. Cerca de 15.000 pessoas entre estudantes, trabalhadores, funcionários públicos tomaram conta da Almirante Barroso a principal avenida da capital paraense.

Manifestação em Belém

A manifestação teve como reivindicações além do passe livre outras bandeiras de luta como: a cobrança pelas obras do BRT paralisadas na atual gestão do prefeito tucano Zenaldo Coutinho do PSDB. A multidão puxava palavras de ordens por melhores condições de vida, por segurança, educação, saúde e contra a corrupção.

O público da passeata se concentrou desde as 16 horas no Complexo de São Brás na região central de Belém e caminhou na avenida Almirante Barroso debaixo de uma forte chuva até o Entrocamento próximo a B316, terminando de forma pacifica e sem conflitos com a Policia Militar que acompanhou o movimento de desde o inicio.

O comando do movimento anunciou uma nova manifestação na cidade para a próxima quinta-feira (20) reforçando a pauta pelo passe livre.

Direção do PCdoB no Pará apoia o movimento

O Partido Comunista do Brasil – PCdoB no Estado do Pará engrossa o movimento pelo passe livre em Belém.

Os comunistas paraenses defendem um transporte público de qualidade, organizado, com uma frota descente e integrada para atender aproximadamente dois milhões de usuários que moram na região metropolitana de Belém. É preciso construir novos corredores que possam integrar os municípios da RMB.

As manifestações que ocorreram em todas as capitais do Brasil e aqui em Belém demonstra a insatisfação da população que está cansada de pagar tanto imposto em nosso país e não ser recompensadas com serviços públicos de boa qualidade em todas as políticas.

Os comunistas ainda condenam qual quer tipo de violência contra a legitima liberdade de expressão de o povo ir às ruas e reivindicar seus direitos e ao mesmo tempo repudia a cobertura jornalística da imprensa conservadora que buscou taxar esse movimento de vandalismo e terrorismo, defendendo no primeiro momento a violência policial. Não aceitamos essa posição dos donos dos principais meios de comunicação que dominam e tem o monopólio da comunicação no Brasil.

Vamos à luta junto com o povo paraense defender o passe livre e avançar na conquista de direitos. Todo apoio a luta do povo!

Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil – PCdoB – Pará