Portugal e Venezuela assinam acordos em diversas áreas

Venezuela e Portugal assinaram, nesta terça-feira (18), vários acordos em diversas esferas como finanças, moradia, eletricidade e transporte.

Ao finalizar a 8ª Comissão Mista, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou que as relações bilaterais entre ambos os países atingem seu mais alto nível na história, pois em quatro anos foram ampliadas e consolidadas 13 áreas estratégicas de cooperação.

"Nestes quatro anos, a Comissão Mista reuniu-se oito vezes, o que permitiu dar um acompanhamento com o objetivo de não deixar os projetos pararem e para que a vontade política dos governos não fique no vazio", assinalou.

Maduro destacou o acordo para implantar um novo sistema de sinalização em Caracas, que será estendido a todo o país, assim como outro a questão do abastecimento de alimentos.

Os países assinaram projetos para fortalecer a economia do estado de Falcón e do ocidente venezuelano; industrializar a construção de moradias e aumentar o desenvolvimento habitacional, além de melhorar o processamento de resíduos sólidos.

Outros acordos firmados estão no setor de turismo, com a construção e ampliação de espaços com este propósito em vários lugares do território nacional.

Além disso, um protocolo de cooperação cultural permitirá incorporar a comunidade portuguesa residente na Venezuela a estes planos de colaboração bilateral.

Depois da presença em Portugal, Maduro viajará à França para continuar um giro pela Europa que iniciou na Itália.

Com Prensa Latina