Chico Lopes reforça importância de manifestações populares

“O direito à manifestação é assegurado pela Constituição e é essencial à verdadeira cidadania. Violência contra manifestações não combina com democracia”. É o que afirma o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), que, de Genebra, na Suíça, onde participa da 102ª. Conferência Internacional do Trabalho, da OIT, comentou nesta terça-feira, 18/6, as recentes manifestações realizadas em diversas cidades brasileiras, que vêm levando às ruas centenas de milhares de pessoas.

“Lutamos durante muitos anos para que o povo brasileiro tivesse direito de se expressar, se manifestar, levantar sua voz para mudar a sociedade”, destaca Chico Lopes, citando a importância dos direitos de reunião, expressão e manifestação, essenciais à plena cidadania, conquistados após 21 anos de regime ditatorial no País.

“A juventude que ganha as ruas merece respeito, na luta que se renova, por um Brasil melhor”, acrescenta Chico Lopes, enfatizando que as diversas bandeiras levantadas pela juventude não devem ser motivo de repressão, e sim chamar a atenção e motivar reflexões por parte de toda a sociedade, quanto à democracia e à busca de melhores condições de vida e mais direitos sociais.

“É também um momento importante para discutir a realidade da comunicação no Brasil, a forma como as manifestações foram abordadas no início e como estão sendo mostradas agora, pelos meios de comunicação. Assim como o papel da Internet, das redes sociais, ajudando na mobilização de tantas pessoas que saem do computador e vão pra rua, se manifestar, defender suas bandeiras”.

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)