Inácio: Legislativo deve discutir reivindicação dos manifestantes

Ao comentar a onda de protestos no país, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) disse, nesta terça-feira (18) que algumas questões precisam ser incluídas na pauta do Plenário, como a modernização do sistema de transportes, ampliação dos recursos para a educação e a saúde pública, a redução da jornada de trabalho, o fim do fator previdenciário e a redução da taxa de juros. 

 

“Só no ano passado foram R$219 bilhões para os banqueiros. Foi o que a banca levou do país. Não é pouca coisa. É muito dinheiro, praticamente um roubo oficializado, porque está baseado em regras legais no país”, afirmou.

Segundo Inácio Arruda (foto), a mobilização popular é importante para aprofundar as mudanças ocorridas no Brasil e o país não pode regredir nas conquistas sociais obtidas nos últimos anos, no sentido da consolidação democrática e dos avanços econômicos.

Inácio Arruda alertou que o movimento responsável pela onda de protestos não pode ser instrumentalizado, com o "falso discurso de apartidário", por setores conservadores. “Temos que ter essa consciência da batalha política que se trava em torno de bandeiras tão importantes que a juventude brasileira tem abraçado”, avalia o parlamentar.

Inácio Arruda registrou ainda a atitude da Polícia do Senado, que, segundo ele, agiu com “tranquilidade e paciência” em relação aos manifestantes que ocuparam a área externa do Congresso Nacional na segunda-feira (17).

Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) também defendeu a abertura das portas dos poderes constituídos para atender a demanda que o povo brasileiro está colocando na pauta.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado