Inácio Arruda defende pauta avançada para mobilização popular 

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) defendeu em Plenário nesta segunda-feira (24) a ampliação da mobilização popular para propor uma “pauta avançada” para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. O senador citou como exemplo a necessidade de uma reforma agrária mais profunda, reivindicada há tempos pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), com objetivo de aumentar a capacidade produtiva do país e também a oferta de alimentos.

Inácio Arruda lembrou que o Brasil já conquistou um grande avanço democrático ao colocar “um operário para dirigir o Brasil”. Em sua opinião, a eleição do ex-presidente Lula “aumentou e melhorou” a qualidade política do país, o que foi reforçado ainda mais com a eleição de uma mulher para a Presidência.

O senador criticou a movimentação de setores conservadores para definir eles mesmos a pauta de reivindicações das mobilizações ocorridas pelo país nos últimos dias. Essa movimentação, alertou, estaria ocorrendo via mídia e via infiltração no movimento social para provocar badernas e violência nas manifestações.

“A gente tem de ter isso em mente para não cair no jogo. Se compreendermos o jogo que está sendo jogado, teremos condições de tratar de uma pauta avançada com a Presidência da República”, alertou o senador, enumerando os pontos da pauta que seria, além da reforma agrária, a redução da jornada de trabalho e o fim do fator previdenciário – temas que estão em análise na Câmara dos Deputados.

O senador avaliou que, se bem conduzida, a mobilização nacional é um caminho para fazer o Brasil avançar. Nos últimos dez anos, com o governo Lula e Dilma, o país conseguiu tirar 30 milhões de brasileiros da miséria.

“O povo não é bobo! O povo é sabido. A sabedoria popular pode conduzir essa ampla mobilização social brasileira no caminho dos avanços”, avalia, lembrando que não se pode cair no “conto da sereia” dos setores mais conservadores.

Agência Senado