MIS exibe ciclo “Diversidade Sexual”

O Museu da Imagem e do Som de Campinas inicia, quinta-feira (20/06), o ciclo “Diversidade Sexual”, com curadoria do Cineclube Purpurina e de Adriano de Jesus. Três filmes compõem o ciclo: O outro lado de Hollywood, O Massagista e Mia. Todas as sessões têm entrada gratuita.

mia - Cartaz/Divulgação

Quinta-feira (20/06) – 19h

O outro lado de Hollywood (The Celluloid Closet)
Direção de Jeffrey Friedman e Rob Epstein. EUA/ Alemanha / Reino Unido da Grã-Bretanha / França, 1995.
102 minutos

Filme é baseado no livro homônimo de Vito Russo, que pesquisou a história de quais filmes, especialmente de Hollywood, retratavam personagens gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. O documentário mostra como a homossexualidade foi abordada no cinema americano desde seus primórdios, assim como referências LGBT nos filmes. Instigante e completo, o filme foi premiado no Sundance Festival.

Sexta-feira (21/06) – 19h

O Massagista (Masahista)
Direção de Brilhante Mendoza. Filipinas, 2005.
76 minutos

Conta a história de Iliac (Coco Martin), jovem que trabalha em uma casa de massagens para homens. No local, funcionários fazem massagens eróticas em seus clientes e, geralmente, são finalizadas com relações sexuais. O personagem central, que domina as técnicas de ambos tipos de “massagem”, tem sua vida cotidiana interrompida pelo falecimento do pai. Entra em cena, então, outro ritual: o funerário. O diretor Brilhante Mendoza é um dos mais celebrados cineastas pela crítica internacional atualmente. Seu cinema dissolve as fronteiras entre o real e a ficção, entre o moral e o imoral, entre o natural e o artificial.

Sábado (22/06) – 19h30

Mia
Direção de Javier Van de Couter. Argentina/Espanha, 2012.
105 minutos

Ale é uma travesti vivendo em uma pequena comunidade de gays e transexuais na favela de Buenos Aires. Eles são considerados párias da sociedade, que sobrevivem através da coleta e reciclagem de lixo nas ruas.

Serviço:
Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas (rua Regente Feijó, nº 859, Centro/Campinas)
Entrada: Gratuita. Capacidade do cinema: 60 lugares.

De Campinas, com informações do portal da Prefeitura Municipal e do MIS