População dos EUA tem cada vez menos confiança na mídia

A confiança dos estadunidenses nos meios de imprensa do país continua em alta e hoje só um quarto dos cidadãos confia nas informações recebidas.

Conforme pesquisa da agência Gallup, a percentagem dos entrevistados que acredita no trabalho dos meios de comunicação caiu para 23% em junho, comparados com os 25% do mesmo mês em 2012.

A confiança dos norte-americanos em seus jornais atingiu o pico de 51% no ano de 1979 e seu pior resultado aconteceu em 2008, quando bateu na marca de 22%.

Quanto à televisão, a proporção de pessoas consultadas que consideram séria e veraz chega também a 23%, o que representa uma discreta recuperação dos 21% registrados no ano anterior.

Segundo o Gallup, a queda no nível de confiança está relacionada com a proliferação de meios digitais na Internet, que têm conquistado a atenção de boa parte do público.

Centenas de jornais norte-americanos declararam-se em estado pré-falimentar durante o último ano, devido à combinação perniciosa da crise financeira, a recessão econômica, a chamada Grande Depressão, e a concorrência das novas tecnologias eletrônicas.

Fonte: Prensa Latina