Parlatino destaca integração na AL como garantia de paz 

"A integração da América Latina garante que sejamos um território de paz", considerou nesta sexta-feira (21) a vice-presidenta do capítulo Venezuela no Parlamento Latino-americano (Parlatino), Ana Elisa Osorio, ao manifestar que tal processo permite o equilíbrio do mundo.

"Uma área livre de armas nucleares é uma zona para a paz", afirmou Osorio durante um entrevista na rede Venezolana Televisión. Neste sentido, assegurou que a “vontade política entre todos os presidentes da região é muito importante” para manter o clima de convivência na região.

Leia também:
Brasil se compromete com abastecimento de alimentos na Venezuela


Ela destacou a formação de um mundo multipolar, onde atualmente surgem blocos de integração como o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e outras formas de integração na América Latina, que “geram um equilíbrio que possibilita a dissuasão de guerras”, expressou.

A esse respeito destacou o papel da Alternativa Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba) a partir de princípios como a solidariedade e complementariedade, onde os" intercâmbios se baseiam nas fortalezas de cada país, pois trata-se de uma relação em que todos ganham".

Também manifestou que nesta conjuntura “A América Latina se converte em um bloco mais sólido para equilibrar o planeta e defender seus recursos naturais, ante a realidade de que a região possui as maiores reservas de petróleo, água potável e recursos minerais estratégicos”.

A deputada ressaltou que a região está modernizando-se e consolidando seu patrimônio cultural e natural, como bloco de oposição às hegemonias tradicionais, no contexto desse mundo multipolar que o presidente Hugo Chávez tanto defendeu.

Ela informou ainda que neste sábado (22) o Parlatino celebrará o Dia da Unidade Latino-americana e Caribenha, na Escola Latinoamericana de Medicina Doutor Salvador Allende, localizada em Miranda.

Fonte: Prensa Latina