PCdoB-PB: direção estadual debate projeto eleitoral

Dirigentes estaduais e municipais, vereadores e lideranças do PCdoB, reunidos no dia 21 de junho debateram o Projeto Eleitoral do Partido na Paraíba e firmaram o propósito de levarem avante a meta e conquistar vitórias.

PCdoB-PB: Direção Estadual debate Projeto Eleitoral - Agamenon

A Comissão Política Estadual do Partido Comunista do Brasil realizou neste dia 21 de junho reunião ampliada para discutir o Projeto Eleitoral 2014. O encontro aconteceu no Hotel Jr. em João Pessoa e contou com a presença de dirigentes municipais e dos vereadores Napoleão Maracajá,  de Campina Grande, Lucinha, de Patos e Neco de Areia, além de vice-prefeita de Belém, Betânea.

O Presidente estadual, Simão Almeida, abre a reunião destacando a necessidade de garantir a continuidade do ciclo iniciado por Lula e seguido por Dilma, ressaltando a importância de aprofundar as mudanças que ampliem a democracia e respondam às crescentes reivindicações populares. Processo este que não pode ser comandado pela oposição que representa os interesses contrários ao povo. “Por isto o PCdoB marchará pela reeleição de Dilma”, afirmou.

Em seguida ressaltou o Projeto Eleitoral do Partido no plano nacional, lembrando que crescer é primordial para que o PCdoB possa jogar um papel mais destacado. Centrou então sua fala no Projeto do Partido na Paraíba, esclarecendo que já existe uma definição desde fevereiro: “A prioridade do PCdoB é eleger deputado estadual, mas isto não significa que o partido descuidará da disputa por uma vaga na Câmara Federal. “O caminho para eleger deputado estadual é a formação de uma ampla e representativa chapa própria do Partido”, adiantou, destacando a dificuldade de disputa numa coligação com outras legendas. “Para a Câmara Federal buscaremos coligação e já contamos com a candidatura do camarada Percival, que vem encontrando receptividade e mostra fôlego para a disputa, mas poderemos ainda ter outro nome de peso que venha se filiar com esse objetivo”, disse o presidente, adiantando que gestões neste sentido se desenvolvem, inclusive com a participação de lideranças nacionais do PCdoB.

“Entendemos também, que só teremos êxito se operarmos um grande engajamento dos dirigentes partidários, mandatários e lideranças em todos os níveis”, acrescentando que a reunião ampliada se insere neste espírito. Em resposta, sucederam-se diversos oradores, reforçando a projeto e declarando apoio e afirmando a confiança na vitória.
Vários nomes, de diferentes regiões do Estado, já pontificam na construção da chapa, como da camarada Marlene Alves, do vereador Napoleão Maracajá, ambos de Campina Grande, Padre Gescione e João Paulo, ambos com atuação no Brejo paraibano, o sindicalista Zé Gonçalves na região de Patos, no sertão. Diversos outros nomes de lideranças estão sendo articulados: na capital são lembrados o nome do sindicalista e coordenador do Procon estadual Marcos Santos, da líder estudantil Marília França entre outros. Também nas cidades de Cabedelo, Bayeux, Sapé e Santa Rita, o Partido busca viabilizar nomes competitivos. Em outras regiões do estado esse esforço vem sendo feito junto a vereadores e vice-prefeitos para se construir candidaturas locais que venham fortalecer a chapa partidária.

Os oradores enfatizaram a importância de buscar lideranças para comporem a chapa, inclusive esteve na reunião o ex-vereador de Santa Rita, José Paulo – a convite da direção municipal local – que pode ser candidato a estadual. Na região do Vale do Mamnguape está praticamente certa a filiação de um ex-prefeito de Itapororoca. Ronaldo Menezes, membro da direção municipal de Campina Grande afirmou vem discutindo com lideranças e convidando-as para virem para o Partido e "que garante  pelo menos dez candidatos de Campina Grande e cidades circunvizinhas, incluindo várias companheiras."
Saudada por todos a reunião concluiu seus trabalhos em clima de grande entusiasmo, delegando ao GT eleitoral a tarefa de agilizar os contatos para composição da chapa de estaduais e aprovou a proposta de um encontro, nos próximos dias, com todos os pré-candidatos na cidade de Campina Grande.