China demonstra preocupação com ataques cibernéticos dos EUA

A preocupação do governo chinês com as informações sobre ataques cibernéticos desde os Estados Unidos e o protesto formal apresentado a Washington aparecem nesta segunda-feira (24) amplamente refletidas na imprensa local. Estes ataques contra operadores locais de telecomunicações e a Universidade Tsinghua, de Pequim, foram abordados em uma declaração da porta-voz da chancelaria, Hua Chunying.

“Esses ciberataques demonstram uma vez mais que a China é a vítima desses fatos e já apresentamos um protesto formal à parte estadunidense”, expressou a diplomata.
Entretanto, especialistas consultados pelo diário China Daily opinaram que essas ações poderiam estar em parte apoiadas pelo governo estadunidense e quiseram uma explicação de Washington.

A informação foi divulgada pelo ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Edward Snowden, à imprensa em Hong Kong.

Segundo Snowden, os espiões estadunidenses haviam pirateado a companhias de telefonia móveis da China e a uma rede central para roubar mensagens de texto de milhões de cidadãos chineses.

Estes detalhes foram publicados pelo jornal de Hong Kong, South China Morning Post, horas antes de Snowden abandonar esta região administrativa especial da China.

O investigador principal dos Estados Unidos no Instituto de Estudos Internacionais, Jia Xiudong, disse que a escala e alcance da monitoração pelos norte-americanos da informação chinesa na internet é surpreendente, além de toda expectativa.

“Os Estados Unidos são a fonte fundamental dos ataques cibernéticos contra a China e as denúncias de Snowden mostram que os mesmos poderiam contar com a anuência das autoridades”, agregou o acadêmico.

De acordo com informações dadas pelo Centro de Coordenação de Resposta Técnica de Emergência para a rede nacional de computação de China, nos primeiros cinco meses de 2013 ocorreram 13.408 ataques com vírus que piratearam uns 5,63 milhões de unidades centrais chinesas.

Apenas em um dia, pontuaram as fontes deste centro especialista, ao menos 63 computadores e servidores da Universidade Tsinghua foram pirateados pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho