EUA pedem à Rússia que entregue o informante Edward Snowden

Assim que Edward Snowden aterrissou na Rússia, nesta segunda-feira (24), os Estados Unidos pediram às autoridades que o entregassem. O Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSC) emitiu a demanda a Moscou e expressou a sua “decepção” com Hong Kong, por ter permitido a fuga do informante sobre o seu programa de espionagem. O porta-voz da Casa Branca Jay Carney e o presidente Barack Obama deram declarações nesta terça (25), informando sobre os "esforços e conversações" com a Rússia.

Snowden viajou a Hong Kong após revelar que o governo estadunidense espionava os dados dos usuários de empresas como a Microsoft, Google, Facebook e Apple, inclusive de estrangeiros e até de governos.

No domingo, deixou Hong Kong rumo à capital russa, Moscou, de onde previa partir nesta segunda (24), rumo à capital de Cuba, Havana, segundo uma fonte russa anônima.

“Washginton espera que Moscou estude todas as possibilidades para expulsar o senhor Snowden para os EUA, para que enfrente as acusações contra ele ante a justiça”, por atos de espionagem, disse Caitlin Hayden, porta-voz da NSC.

Já o porta-voz da Casa Branca, Carney disse que a omissão de Hong Kong ante os pedidos de extradição e à fuga de Snowden “prejudicou os esforços de construção da confiança entre a China e os Estados Unidos”.

O secretário de Estado dos EUA John Kerry ainda advertiu a China e a Rússia para possíveis represálias pelo apoio prestado a Snowden.

Snowden, ex-funcionário da Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA), pediu asilo político ao governo do Equador, e o ministro equatoriano de Relações Exteriores Ricardo Patiño disse que seu governo está estudando a demanda, e tomará, ”com absoluta soberania, a decisão mais adequada”.

Com informações da HispanTV,
Da redação do Vermelho