Comércio mundial de armas aumenta e Israel fica em 6º lugar

Israel chegou à posição de sexto maior exportador de armas no mundo, em 2012, com uma cifra de 2,4 bilhões de dólares nas vendas na matéria Defesa, de acordo com a companhia de negócios e Inteligência IHS Jane, que se especializa também em temas militares e de segurança nacional. No topo da lista, evidentemente, estão os Estados Unidos, com mais de 28 bilhões de dólares em transações militares em 2012.

Drone israelense - UPI

Após os EUA estão a Rússia, que exportou 10 bilhões de dólares em produtos militares, a França, que vendeu 4,5 bilhões, o Reino Unido, com uma exportação total de 4,5 bilhões, e a Alemanha, que no ano passado vendeu 3 bilhões de dólares em equipamentos de defesa.

Depois de Israel, no sétimo ao décimo lugar da lista da IHS Jane estão a Itália, a China, o Canadá e a Suécia. Dos 10 maiores exportadores de armas, a Alemanha foi o único país que experimentou uma queda das exportações, em comparação com números de 2008.

Leia também:
Filme "The Lab": Indústria militar e economia de guerra de Israel

Embora Israel não tenha ficado entre os cinco maiores exportadores de armas deste ano, os analistas da companhia notaram que o país ficou em segundo lugar nas vendas de veículos aéreos não-tripulados (UAV, na sigla em inglês, os chamados “drones”), atrás apenas dos Estados Unidos.

A companhia também previu que Israel deve vender o dobro do número de drones que os EUA vendem, até 2014, mas ainda se tornará o maior exportador mundial de UAVs ainda neste ano.

No relatório, a IHS Jane também mostrou que as exportações israelenses em matéria de Defesa aumentaram em 74% desde 2008, principalmente devido aos acordos assinados com a Índia.
A estimativa da IHS Jane contradizem as de outras empresas como a Frost e a Sullivan, que relatam Israel já como o maior exportador de drones do mundo.

Além disso, também analisou a posição dos países de acordo com as suas compras de armas, lista em que a Índia fica em primeiro lugar, com acordos de 5,27 bilhões de dólares, seguida da Arábia Saudita, com 3,74 bilhões, e dos Emirados Árabes Unidos, perto de 3,5 milhões. Após esses três, na lista de maiores compradores de armas, estão a Turquia, o Egito, a Coreia do Sul, a Austrália e o Iraque.

O tamanho dos negócios de armas com esses países “cresceu dramaticamente” após a crise econômica, de acordo com a IHS Jane.

O relatório da companhia também prevê que o orçamento com Defesa nos países da região Ásia-Pacífico serão maiores do que os dos Estados Unidos e o do Canadá em menos de uma década. A parte relacionada com o comércio de armas com países da Europa ocidental já começou a cair nos últimos anos, enquanto o tamanho dos acordos bélicos com países do Leste continua a aumentar.

O orçamento global para a Defesa também aumentou nos últimos anos, e o relatório da companhia afirma que deve chegar a 1,65 trilhão em 2021, o que constituiria um aumento em 9,3% acima dos números de 2013.

Fonte: Haaretz
Tradução: Moara Crivelente, da redação do Vermelho