Kerry visita Arábia Saudita para tratar apoio a rebeldes na Síria

Em meio aos temores pela possibilidade de escalada ainda maior do conflito na Síria, o secretário de Estado dos EUA John Kerry deixou a Índia, nesta terça-feira (25), rumo à Arábia Saudita, em busca de fortalecer a sua coordenação para o apoio à oposição síria. Neste caso, trata-se de grupos armados que vêm realizando inclusive ações terroristas, compostos também por mercenários estrangeiros, na luta contra o governo constitucional do presidente Bashar Al-Assad.

Terroristas sírios - HispanTV

O chefe da diplomacia estadunidense terá uma reunião com o ministro de Relações Exteriores da Arábia Saudita, Saud al-Faisal, na cidade de Yeda, no oeste do país, assim como com o chefe da Inteligência saudita, Nadar bin Sultan, para abordar o envio de mais armas aos rebeldes que atuam na Síria.

Antes de deixar Nova Délhi, capital da Índia, Kerry adiantou que se os Estados Unidos e a comunidade internacional “não tomarem medidas urgentes, a Síria viver[a uma situação pior que a atual”, referindo-se não ao diálogo político, ao qual diz ser favorável em encontros com a Rússia, mas ao apoio aos rebeldes, muitos dos quais responsáveis por atos de terrorismo.

Não obstante, os membros o Congresso estadunidense mostraram, em suas reuniões privadas, a preocupação pelo aumento de apoio da Arábia Saudita e do Catar aos opositores na Síria.

No sábado (22), durante o encontro do grupo autodenominado “Amigos da Síria”, em Doha (capital do Catar), Kerry destacou a decisão dos EUA e dos seus aliados de incrementar o apoio aos rebeldes, mas não esclareceu a natureza desse respaldo, já que muitas resoluções foram classificadas de “secretas”.

Ao finalizar a sua visita na Arábia Saudita, Kerry partirá para o Kuwait e depois à Jordânia, com o fim de abordar a retomada dos diálogos entre os palestinos e os israelenses, congelados há anos.

Fonte: HispanTV
Da redação do Vermelho