Deputados querem incentivar produção industrial de medicamentos 

Para acompanhar o desenvolvimento do Complexo Industrial em Saúde, Produção de Fármacos, Equipamentos e Outros Insumos, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) sugeriu a criação de uma Subcomissão Especial vinculado à Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara. A subcomissão foi instalada nesta quarta-feira (26).

O objetivo do grupo é avaliar as políticas implementadas para o setor, além de acompanhar as propostas relacionadas ao tema, dando continuidade aos trabalhos que tiveram origem nas discussões da subcomissão criada em 2011.

A deputada destacou, em breve discurso, que o tema é estratégico para a nação brasileira. E que o estímulo à produção farmo-química brasileira vai reduzir a dependência com o mercado exterior, garantir o desenvolvimento tecnológico e permitir a melhoria no atendimento à população.

“Os laboratórios hoje dão uma cobertura de 85% do calendário de vacinação, mas a gente ainda importa muita vacina que não produz. Então, o déficit da balança comercial fica muito alto porque aquilo que a gente importa é muito caro”, explica a parlamentar. E alerta ainda para as doenças negligenciadas, que não recebem a atenção devida dos laboratórios na produção de medicamentos.

Para a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), que também faz parte da subcomissão, “estamos tratando aqui da melhora na atenção básica de saúde com agilização no atendimento das pessoas. Estamos tratando de vida com respostas mais eficazes”. Afirmou, destacando ainda que a melhoria da produção de fármacos faz parte do debate global sobre o problema industrial do país que enfrenta dificuldades.

Da Redação em Brasília