Embaixador da Venezuela no Brasil é nomeado assessor de Maduro

O embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Sánchez Arveláiz, foi nomeado, pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, comissário presidencial para Assuntos Internacionais. O cargo equivale a um assessor especial da chancelaria venezuelana.

Arveláiz irá acumular a nova função com a de embaixador da Venezuela no Brasil – ocupada há três anos. Entre suas atribuições estão avaliar e apresentar recomendações sobre questões relacionadas à política externa, como a "nova ética socialista", diz o comunicado publicado na Gazeta Oficial.

De origem francesa, Arveláiz estudou na França e no Reino Unido. Embaixador no Brasil há quase três anos, Sánchez Arveláiz exerceu, durante a campanha eleitoral de Maduro, assessoria na área internacional.

O diplomata se destaca na função por se posicionar politicamente. Durante a ofensiva da direita que tentou desconhecer a vitória de Maduro nas eleições de abril, o embaixador escreveu um texto, na Folha de S. Paulo denunciando "O que quer a oposição na Venezuela".

Para o Itamaraty, a escolha de Sánchez para o novo cargo é natural, já que o embaixador é um homem de confiança de Maduro, como também o era de Hugo Chávez.

Com informações da Agência Brasil