Rússia, Cuba, Equador e Venezuela debaterão caso Snowden

Diplomatas da Rússia, Cuba, Venezuela e Equador tratarão na segunda-feira (1º) sobre a situação do ex-analista americano da CIA Edward Snowden, que pediu asilo político para Quito, informou nesta sexta a câmara pública russa.

Edward Snowden

Os diplomatas realizarão uma mesa-redonda com ativistas dos direitos humanos russos na sede da Câmara Pública da Rússia, "para dar uma avaliação social à situação" do homem requerido pelos Estados Unidos por três delitos relacionados com espionagem, disse à imprensa um porta-voz desse órgão consultivo adjunto ao Kremlin.

Leia também:
O Equador não se submeterá a pressões, adverte Correa

Snowden fugiu dos EUA para Hong Kong este mês depois de revelar informações sobre programas de vigilância secreta do governo dos EUA, ele completou nesta sexta seu quinto dia em Moscou, supostamente em um terminal de passagem no aeroporto de Sheremetyevo.

Também não se sabe se Snowden poderá se refugiar no Equador, embora a possibilidade de ficar no país que dá asilo político ao fundador do Wikileaks, Julian Assange, tornou-se mais factível depois que Quito renunciou às preferências tarifárias que tinha com os Estados Unidos.

O governo equatoriano quis deixar claro que "não aceita pressões e nem ameaças de ninguém". O Equador não é a única porta que pode se abrir perante Snowden: ontem, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que "quase certo" daria asilo a Snowden se for solicitado.

Com Efe