Normalidade nos aeroportos comprova preparo do país

Teste para a Copa do Mundo de 2014, a Copa das Confederações tem demonstrado que o país está preparado para receber o megaevento esportivo do próximo ano. Os aeroportos das cidades-sedes da Copa das Confederações estão funcionando dentro da normalidade. De acordo com a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), o índice de atrasos – de 2% e 3,5% nas chegadas e partidas – foi inferior a média calculada de janeiro deste ano até o início da Copa das Confederações.

Normalidade nos aeroportos comprova preparo do país

Apesar do intenso movimento, com 84 pousos e 92 decolagens, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, de Belo Horizonte funcionou dentro da normalidade entre a 0h e às 16h desta quarta-feira (26), quando a capital mineira sediou o jogo entre Brasil e Uruguai, valendo uma vaga na final da Copa das Confederações.

Segundo Paulo Henrique Possas, diretor de Gestão Aeroportuária da SAC, que acompanha a execução do plano de contingência preparado para a Copa das Confederações, embora o número de passageiros tenha sido maior, o aeroporto funcionou dentro da normalidade e de acordo com o previsto.

No desembarque, o tempo de entrega das bagagens variou de 15 a 25 minutos, contados a partir do horário de parada dos aviões. “Está dentro do tempo considerado adequado, conforme sugestão da IATA, que é a Associação Internacional do Transporte Aéreo”, comentou Paulo Henrique.

Em Recife e Fortaleza, cidades que sediaram jogos no domingo (23), 669 voos chegaram e partiram dos respectivos aeroportos entre domingo e segunda-feira. Em Fortaleza, foram registrados no Aeroporto Pinto Martins 139 pousos e 141 decolagens, com índice de atrasos de mais de 30 minutos na casa dos 4% nos dois casos. Em Recife, o percentual foi de 5,67% das 194 chegadas e 8,21% das 195 partidas do Aeroporto dos Guararapes.

Da Redação em Brasília
Com informações da Secretaria Nacional de Aviação Civil