Uruguai e Bolívia acordam assistência técnica em sete áreas

Uruguai e Bolívia implementarão programas de cooperação bilateral em sete áreas prioritárias: energia, eletricidade, turismo, saúde, controle de tabaco, bem-estar animal e moradia rural.

Evo e Mujica

Segundo um acordo bianual de assistência técnica uruguaia assinado na quinta (27) e considerado exemplo da cooperação Sul-Sul, ambos países desenvolverão um programa de produção de eletricidade a partir de resíduos de biomassa, informou a Presidência.

O segundo projeto aponta ao assessoramento técnico uruguaio para a elaboração do Plano de Governo Eletrônico da Bolívia e, o terceiro, procura criar um Sistema Nacional de Turismo Social nos diferentes níveis territoriais autônomos da Bolívia.

O quarto ponto  um programa para a prevenção da doença renal crônica e tratamento de insuficiência renal extrema mediante o sistema informático, rastreamento e referência de pacientes.

Também será avaliado o caso uruguaio de controle do tabaco, suas políticas, estratégias, instrumentos, difusão e monitoramento para o plenejamento de um programa parecido na Bolívia.

A sexta área procura fortalecer capacidades técnicas no bem-estar animal e na luta contra a febre porcina clássica, através do intercâmbio de experiências.Por último, ambos países trocarão experiências sobre a moradia social rural e sua possível aplicação na Bolívia.

Os acordos foram assinados pelo pró-secretário da Presidência do Uruguai, Diego Cánepa, e pelo chefe de Negociação de Financiamento do Ministério de Planejamento do Desenvolvimento da Bolívia, Jaime Garrón.

Fonte: Prensa Latina