Argentina dedica ano a Julio Cortázar (1914-1984)
Argentina presta homenagem a um dos seus mais ilustres escritores, Julio Cortázar (1914-1984), que dedicará um ano de atividades para o centenário do seu nascimento e do quinquagésimo aniversário da sua obra mais famosa, Hopscotch.
Publicado 29/06/2013 12:43
O grande programa comemorativo "Cortázar Ano 2014" foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (28), com a abertura da exposição "Hopscotch" no hall de entrada da Televisão Pública, em Buenos Aires.
Sobre a homenagem, entre as propostas estão exposições de fotos, literatura internacional de conferências, um concurso de roteiro e jogos, a publicação de uma história em quadrinhos e da abertura de um centro cultural no centro-oeste Chivilcoy da província de Buenos Aires, onde ele viveu, ensinou e escreveu por cinco anos.
De acordo com o diretor da Biblioteca Nacional, Horacio González, a crítca sempre fez parte das produções desse grande artista. "A crítica foi um elemento de sua própria literatura, mesclando o popular com o mais alto, o céu e o inferno que amarelinha, onde estava a pedra que é jogada".
Ele acrescentou: "Hoje, o que está em questão é o papel de Cortázar sobre movimentos populares, porque, de certa forma, as mesmas coisas que fui eram aqueles que o fizeram compreender o papel dessas classes que lutou" sociólogo explicou.
Fonte: Prensa Latina